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O presente artigo relata uma experiência de Educação Ambiental nas escolas públicas da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, realizada no âmbito do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba (SC) e 7ª Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina (GERED). A experiência, denominada “Ciclo de Palestras” foi desenvolvida no período de março a julho de 2009, contemplando trinta e três escolas e envolvendo aproximadamente 6.400 estudantes e professores das escolas públicas, localizadas nos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC). As atividades buscaram instigar a curiosidade dos estudantes sobre a temática das águas superficiais e subterrâneas no âmbito da Bacia, de forma a estimular análises críticas e problematizadoras sobre as relações homem/natureza. Objetivou-se, deste modo, (i) despertar as crianças e os jovens para a situação dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe; (ii) desenvolver a sensibilidade e a consciência ambiental sobre os impactos que as ações humanas depreendem sobre os recursos hídricos e, (iii) colaborar com a formação da cidadania ambiental entre os educadores e alunos.   PALAVRAS-CHAVE   Educação ambiental; recursos hídricos; águas subterrâneas; Bacia do Rio do Peixe.   Mais Informações

O projeto teve como finalidade realizar um diagnóstico das representações, conceitos e da percepção sobre a problemática ambiental de um grupo de professores do Ensino Fundamental de municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Santa Catarina. Os sujeitos da pesquisa foram um grupo de 92 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas da região da AMFRI, participantes de um projeto do CNPq, com quais foram aplicados dois questionários (antes/depois).  Também foi realizada a observação da população durante a etapa de um Curso de Atualização em Fundamentos e Práticas da Educação Ambiental e o acompanhamento presencial dos projetos e ações de grupos em três escolas e num seminário de avaliação, para definição da inserção da Educação Ambiental nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas da região. Foram investigadas também as formas de interpretação sobre a problemática ambiental, a cooperação e autonomia dos grupos formados nas escolas, e as tendências para implantação da Educação Ambiental no currículo destas.  Os dados demonstram o pouco conhecimento que os professores participantes do curso têm em relação a EA. No entanto, muitos são os obstáculos que os levam ao desinteresse à inserção desse tema no currículo. Muitas foram as atividades realizadas durante o curso e também algumas escolas mantêm em suas disciplinas muitas outras. A análise dos projetos de três escolas demonstra que os professores incentivam seus alunos aos cuidados com o Meio Ambiente. Autor: GEEAS - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade/UNIVALI  

Esta pesquisa teve por objetivo geral caracterizar as abordagens utilizadas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores(as) da rede pública das cidades de Itapema, Bombinhas, Navegantes, Itajaí e Camboriú, sobre temas que envolvem a sustentabilidade socioambiental e as possibilidades de inserção dessa temática no currículo. Foi vinculada ao Projeto Desenvolvimento de materiais e tecnologias para Educação Ambiental em escolas da microrregião da foz do Rio Itajaí, financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina - FAPESC executado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS, do Mestrado em Educação da UNIVALI.  Para determinar as representações sociais do grupo de professores(as) sobre os termos utilizou-se a técnica da evocação livre e determinou-se os termos indutores associados a cada termo. Estes identificaram, por ordem de importância, as duas palavras mais relevantes e na análise das evocações foi utilizado o programa EVOC 2000 e a análise dos dados brutos pela Análise Escalonar Multidimensional (MSA – Multidimensional ScalogramAnalysis).   A etapa seguinte foi a observação participante acompanhando a realização de atividades do Módulo sobre Sustentabilidade (fundamentação teórico-metodológica, estudo individual e aprofundamento, Fórum Virtual no ambiente do TelEduc do Curso, Jogo da Sustentabilidade e Grupo Focal) nos encontros do Curso de Atualização em materiais e tecnologias para EA do Projeto da FAPESC. Os(as) professores(as) elaboraram atividades sobre o tema Sustentabilidade,abordando temas como o consumo sustentável, água, resíduos, biodiversidade, lendas brasileiras.  Concluiu-se de que há um certo desconhecimento do significado e da discussão histórica e ideológica entre os conceitos de desenvolvimento sustentável e o de sustentabilidade.  Percebeu-se uma resistência do grupo de professores(as) em responder as questões de Associação Livre e do próprio questionário.   Autor: GEEAS - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade/UNIVALI

A COM-VIDA Paulina Gaya desenvolve projetos anualmente atendendo a necessidade da comunidade local, bem como temas contemporâneos que precisam de atenção. O grupo, que é formado atualmente por 41 estudantes do Ensino Médio, tem como mediadora a Professora Ana Paula Montagna, que em parceria com a 3Rs Logistica Reversa estão trabalhando em conjunto para dar destinação adequada ao lixo eletrônico. Estes alunos tem o papel de multiplicadores, indispensável para o sucesso do projeto que visa Educar através de exemplos, informação e reeducação. Sabe-se que o assunto LIXO é um assunto que preocupa todo o mundo. Tamanha é a quantidade de lixo produzido que para absorver essa quantidade sem esgotar os recursos necessários, o planeta precisaria ser 70% maior do que é hoje. Além dos 3 “Rs” tão conhecidos da área (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) o grupo também destaca um quarto “R”, o Repensar, que leva a uma consciência mais elevada das pessoas sobre o tema. A parceria da escola com a empresa 3Rs, proporciona à comunidade, ter um ponto de coleta de lixo eletrônico, que receberá o destino adequado. Os alunos multiplicadores se reúnem quinzenalmente para elaboração do seu plano de ação e cronograma, que já resultaram em posts, vídeos e mini palestras para conhecimento do assunto em questão, bem como a divulgação do ponto de coleta. O grupo tem recebido convites para participação em feiras e eventos em outras Unidades Escolares, levando a estas a oportunidade de se tornar também um Ponto de Coleta. O projeto tem duração de todo ano letivo. Audiovisual: https://www.facebook.com/2293018824290453/posts/2301627453429590/  https://www.facebook.com/2293018824290453/posts/2304685089790493/  https://www.facebook.com/2293018824290453/posts/2301591166766552/      

  A terra é nosso lar e precisamos saber utilizá-la de maneira sustentável para que todas  as gerações vindouras possam continuar estabelecendo sua morada nesse planeta. a revolução verde ocorrida no século passado, o avanço do capitalismo e o consumo exagerado da água, das florestas e da produção resultou em graves mudanças nas condições de  vida e presenciamos uma ameaça eminente do futuro da terra. o grande desafio posto neste 3º milênio é produzir com qualidade sem agredir o meio, visando a saúde do ser humano.   Instituição: E.E.B. Cândido Ramos Município: Caxambu do Sul    

  Este projeto visa sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar da EEB Cordilheira Alta, situada no município de Cordilheira Alta – SC quanto à importância de repensar hábitos e atitudes frente ao meio ambiente.  Almejamos no cotidiano escolar praticar os 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), ampliar com os alunos campanhas acerca do uso racional dos recursos naturais, desenvolver ações que visem despertar a percepção nos alunos sobre a importância de reconhecer, preservar e integrar a biodiversidade no cotidiano da comunidade. Assim, por meio da Educação Ambiental, o projeto prevê o envolvimento de alunos, educadores, familiares e a comunidade em ações destinadas a sensibilizar, conscientizar e mobilizar todos os envolvidos em prol de uma comunidade comprometida com a sua sobrevivência, sem afetar as futuras gerações. A execução das atividades práticas ocorre cotidianamente no horário escolar e/ou extraclasse, fazendo parte do currículo escolar. Os professores orientam e acompanham os alunos nas diversas ações desenvolvidas, as quais já foram citadas no item Assuntos. Esperamos que no transcorrer desse projeto surjam e firmem-se novos modos de pensar e agir, sejam eles, individuais ou coletivos, acerca da sustentabilidade, contribuindo para  mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente.   Instituição: E.E.B. Cordilheira Alta Município: Cordilheira Alta/SC    

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000
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