Projeto Sanitarista Junior: A Cidasc a serviço da educação
Responsável pela defesa agropecuária do estado, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, executa ações nas áreas de Defesa Sanitária Vegetal, Defesa Sanitária Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Alinhado aos preceitos da Lei nº 9.712, de 20 de Novembro de 1998, que define os objetivos da Defesa Agropecuária, e do Decreto nº 5.741, de 30 de Março de 2006, que regulamenta o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, especialmente em seu artigo 39, que dispõe sobre a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o Projeto Sanitarista Junior foi implantado pela Cidasc no estado em 2015.
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
Por meio de um termo de cooperação técnica entre a Cidasc e as escolas parceiras, o projeto é conduzido ao longo de todo ano letivo, a partir da 5º ano do Ensino Fundamental, em caráter transversal e multidisciplinar.
As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. O projeto dispõe de material próprio, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo.
Abordar a importância da agropecuária e a prática da produção de alimentos seguros, torna-se, também, estratégia para fortalecer a relação das crianças e jovens com a sucessão familiar das propriedade rurais, minimizando assim o êxodo rural e incentivando a permanência dos jovens no campo.
Em meio urbano, o projeto aborda questões de segurança alimentar e ressalta a importância da manutenção e fomento de uma agropecuária forte, possibilidade de visualização por parte das crianças que não possuem o contato com o meio rural de que comer é um ato agrícola.
Ao longo destes três anos, o Projeto Sanitarista Junior já capacitou mais de 7 mil crianças, de 90 escolas, em 42 municípios catarinenses.
A Cidasc entende a educação sanitária como uma atividade estratégica e instrumento da defesa, buscando a parceria de toda a sociedade para a manutenção de um estado de excelência em sanidade agropecuária.
Para baixar o documento referente ao projeto, Clique Aqui.