Implantação de um projeto piloto a ser executado nas dependências da escola Vandelina Matilde Anacleto, situada na avenida São Francisco do Sul, Salinas, transformando-a em uma ESCOLA DO MEIO AMBIENTE com a premissa da SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. Consonante com a Política Nacional de Educação Ambiental (lei: 9795/1999).
Diversos autores, acreditam que é na SENSIBILIZAÇÃO DOS SENTIDOS QUE O PENSAMENTO COMEÇA. Eles advertem que as esperanças da humanidade repousam em uma educação que deve ter a NATUREZA COMO MESTRA. A Escola do Meio Ambiente pretende buscar, através da utilização de uma metodologia específica, sensibilizar para a percepção da natureza que a constitui, com suas particularidades, biodiversidade, simplicidade e tudo o que ela pode nos ensinar. Embora respaldados pela ciência, através das pesquisas realizadas na área da escola,o objetivo não será o de transmitir conteúdos na área de Ciências Biológicas ou de qualquer outra disciplina específica, mas o de APRESENTAR A NOSSA INTERDEPENDÊNCIA COM A NATUREZA. Para isso nos fundamentamos na ética de que não somos os únicos seres vivos do planeta, no resgate de valores, na transdiciplinaridade e na afetividade com a natureza. Pretendemos conquistar, através de singelas vivências, um vínculo amoroso entre as nossas crianças e a Escola do Meio Ambiente.
A escola será palco para PROJETOS E INTERVENÇÕES voltados para a ecologia, tendo a frente metodologia e calendário próprio, autorizado pela Secretaria de Educação de Balneário Barra do Sul, tendo a frente profissional da área. As visitas das turmas serão acordadas através da Coordenação de Educação de Balneário Barra do Sul, além da da Direção Escolar, e disponibilidade de transporte.