O projeto teve como finalidade realizar um diagnóstico das representações, conceitos e da percepção sobre a problemática ambiental de um grupo de professores do Ensino Fundamental de municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Santa Catarina. Os sujeitos da pesquisa foram um grupo de 92 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas da região da AMFRI, participantes de um projeto do CNPq, com quais foram aplicados dois questionários (antes/depois).
Também foi realizada a observação da população durante a etapa de um Curso de Atualização em Fundamentos e Práticas da Educação Ambiental e o acompanhamento presencial dos projetos e ações de grupos em três escolas e num seminário de avaliação, para definição da inserção da Educação Ambiental nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas da região. Foram investigadas também as formas de interpretação sobre a problemática ambiental, a cooperação e autonomia dos grupos formados nas escolas, e as tendências para implantação da Educação Ambiental no currículo destas.
Os dados demonstram o pouco conhecimento que os professores participantes do curso têm em relação a EA. No entanto, muitos são os obstáculos que os levam ao desinteresse à inserção desse tema no currículo. Muitas foram as atividades realizadas durante o curso e também algumas escolas mantêm em suas disciplinas muitas outras. A análise dos projetos de três escolas demonstra que os professores incentivam seus alunos aos cuidados com o Meio Ambiente.
Autor: GEEAS - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade/UNIVALI