Esta pesquisa teve por objetivo geral caracterizar as abordagens utilizadas nas práticas pedagógicas de um grupo de professores(as) da rede pública das cidades de Itapema, Bombinhas, Navegantes, Itajaí e Camboriú, sobre temas que envolvem a sustentabilidade socioambiental e as possibilidades de inserção dessa temática no currículo. Foi vinculada ao Projeto Desenvolvimento de materiais e tecnologias para Educação Ambiental em escolas da microrregião da foz do Rio Itajaí, financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina - FAPESC executado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS, do Mestrado em Educação da UNIVALI.
Para determinar as representações sociais do grupo de professores(as) sobre os termos utilizou-se a técnica da evocação livre e determinou-se os termos indutores associados a cada termo. Estes identificaram, por ordem de importância, as duas palavras mais relevantes e na análise das evocações foi utilizado o programa EVOC 2000 e a análise dos dados brutos pela Análise Escalonar Multidimensional (MSA – Multidimensional ScalogramAnalysis).
A etapa seguinte foi a observação participante acompanhando a realização de atividades do Módulo sobre Sustentabilidade (fundamentação teórico-metodológica, estudo individual e aprofundamento, Fórum Virtual no ambiente do TelEduc do Curso, Jogo da Sustentabilidade e Grupo Focal) nos encontros do Curso de Atualização em materiais e tecnologias para EA do Projeto da FAPESC. Os(as) professores(as) elaboraram atividades sobre o tema Sustentabilidade,abordando temas como o consumo sustentável, água, resíduos, biodiversidade, lendas brasileiras. Concluiu-se de que há um certo desconhecimento do significado e da discussão histórica e ideológica entre os conceitos de desenvolvimento sustentável e o de sustentabilidade. Percebeu-se uma resistência do grupo de professores(as) em responder as questões de Associação Livre e do próprio questionário.
Autor: GEEAS - Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade/UNIVALI