O projeto Bolha de Sabão foi realizado por alunos do 9º ano da E.E.B.M. Duque de Caxias, em Pomerode, em 2019. Durante as aulas de química, eles foram instigados a identificar uma oportunidade de negócio. Pensando na problemática de resíduos produzidos pelos seres humanos e sua destinação adequada, eles decidiram desenvolver um projeto na área ambiental, usando o óleo vegetal residual para fabricação de sabão.
Por falta de conscientização, grande parte da população ainda despeja o óleo vegetal residual em terrenos baldios, no lixo e, principalmente, na pia, podendo causar entupimentos das redes de esgoto e danos irreversíveis ao meio ambiente. Reciclar o óleo vegetal é uma forma de evitar tais problemas, visto que ele pode servir de matéria-prima para a fabricação de produtos como biodiesel, tinta, sabão, detergente e outros.
Inicialmente, os alunos identificaram os possíveis clientes e concorrentes, estabeleceram ações de produção e de captação de recursos para o desenvolvimento e implantação do plano de negócio. Para iniciar a produção, os alunos fizeram uma campanha na escola para coletar óleo vegetal usado. Posteriormente, nas aulas de ciências, com a temática reações químicas, o sabão foi produzido a partir do óleo vegetal filtrado e outros ingredientes. Por fim, os alunos definiram os recursos financeiros necessários para concluí-lo e atuaram na divulgação do negócio na escola.