O Projeto TAT (Transferência Ambiente e Tecnologia), feito em parceria entre o IFC e FURB, surgiu da necessidade de desenvolver novas metodologias e técnicas para acompanhamento de atividades de recursos hídricos e gerenciamento de resíduos sólidos.
Teve como objetivo estabelecer um protocolo de utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), desenvolvido para capturar imagens de áreas naturais, antropizadas e aterros sanitários controlados, além de atividades teóricas e práticas de Educação Ambiental. As experiências realizadas demonstraram sua operação em campo, na captura de imagens das matas e rios de Pomerode.
Também foram realizadas palestras para crianças do Ensino Fundamental das Escolas de Educação Básica Municipal Hermann Guenther e Almirante Barroso, plantio de árvores nativas para reflorestamento da mata ciliar e desenvolvida uma cartilha intitulada “Jacu: uma “ave” descobrindo Pomerode”, que abordou temas como histórico de uso e ocupação do solo, desmatamento e recursos hídricos.
O projeto desenvolveu ações no escopo do desenvolvimento sustentável, levando em conta os aspectos sociais, econômicos e ambientais, intrínsecos aos projetos de extensão, cujos resultados finais beneficiarão toda população do Médio Vale do Itajaí.
Audiovisual: https://photos.app.goo.gl/BDT3ac63dYtbJo4Q8