A educação ambiental é uma proposta de mudanças de comportamento frente aos desastres ambientais provocados pela intervenção negativa do homem no mesmo. Sendo assim, conscientizou-se discentes, docentes e demais funcionários da necessidade de separar os tipos de lixos, tendo clareza de que não adianta somente tomar conhecimento teórico, social e filosófico sobre as questões homem/natureza: é necessário atitude. A consciência ecológica comprovadamente acontece quando são somadas aos conteúdos, ações práticas que aproximem e comprometam todo corpo da escola, principalmente os adolescentes e jovens. O Projeto „Escola Carbono Zero“, foi iniciada em setembro de 2012, sugerido pelo Assistente Técnico Pedagógico, Gilberto Nicolai, da 29ª Secretaria Regional de Palmitos e foi recebido com muita expectativa. A professora Ivanir Terezinha Merisio mediou a adesão e implantação e a escola iniciou sua proposta ambiental: diminuir a emissão de gás carbônico da escola. Como ponto de partida colocou-se em cada sala de aula e demais ambientes escolares, sacos de lixo amarelos (doados pelos parceiros) para coleta do reciclável e sacos pretos para o lixo não reciclável, bem como, o orgânico da cozinha e o lixo dos banheiros. Os alunos ficaram responsáveis diariamente em recolher o lixo reciclável produzido em cada sala de aula, em cada turno. O mesmo foi conduzido para o laboratório de ciências, onde a professora Andréa Ely, responsável, fez as devidas pesagens e anotações na planilha. Os demais lixos foram recolhidos e pesados pelos serventes e pela equipe terceirizada da merenda escolar, registrados também e, em seguida, encaminhados à professora responsável, que protocolou os resultados. No final de julho de 2013, foram feitas as estimativas e cálculos referentes ao lixo produzido, ao gás e a energia gasta neste período para, então, ter-se um dado preciso sobre a quantidade de gás carbônico produzido e, em contrapartida, a quantidade exata de árvores a serem plantadas para neutralizar as emissões causadas por esta escola. Tendo em mãos resultados efetivamente concretos (94 árvores nativas), os parceiros, Lions Clube, Grupo de Escoteiros General Osório, Prefeitura Municipal, Epagri e Instituto de Reflorestamento UNIMED, doaram mudas de árvores nativas em número maior que o estimado, uma vez que a preocupação, também, era salientar a importância do carbono negativo. Chegou-se à definição de que seriam necessários o plantio de mais ou menos 280 mudas. Posteriormente, apresentou-se os dados obtidos a todos os segmentos do educandário na semana pedagógica. Preparou-se um grupo de alunos da 8ª série para elaborar a apresentação em forma de slides, com colaboração e orientação da professora responsável. Após, realizou-se a conferência na escola, nos turno matutino e vespertino. A conferência determinou que o plantio seria feito em duas etapas, bem como, determinou os locais a serem beneficiados com o plantio, sendo eles: a próprias escola, futuras instalações do Pelotão da Polícia Militar, Parque Aquático e no Camping do Balneário de Pratas. A avaliação de toda e qualquer atividade é um instrumento de reflexão dos acertos e erros, numa perspectiva de construção de caminhos, aprimorando técnicas e renovando atitudes e ações. A avaliação implica numa intervenção no processo, proporcionando espaço à participação responsável e conscinete dos envolvidos na atividade em questão, tendo em vista o aperfeiçoamento cada vez maior do que está sendo realizado. O projeto será avaliado permanente, processual e continuamente, em todas as etapas de sua execução, objetivando resultados que sirvam de parâmetro para ações futuras. Instituição: E.E.B. Cardel Arcoverde Município: São Carlos/SC
O Projeto Escolas Sustentáveis tem como objetivo geral trabalhar o espaço físico educador sustentável, o currículo, a gestão democrática e as relações interpessoais em 12 escolas da RME que realizaram a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em 2013, assim como em 11 Unidades Educativas da Educação Infantil, visando oportunizar melhores condições de aprendizagem, na perspectiva da educação integral, inclusiva e da sustentabilidade. Estão sendo implantadas práticas sustentáveis de acessibilidade, aproveitamento da água, diminuição do consumo de energia, separação dos resíduos, reciclagem, compostagem, iluminação natural, acústica e ventilação nestas escolas-piloto. Está-se buscando desenvolver, em todas as crianças e alunos, atitudes individuais e coletivas de respeito entre as relações interpessoais e com o meio ambiente. Em todas estas escolas estão sendo formadas a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA. Galeria do Projeto View the embedded image gallery online at: https://educacaoambiental.sde.sc.gov.br/index.php/projetos?start=102#sigFreeId5f21b32d5e
O projeto de educação socioambiental “Futuro Sustentável” foi desenvolvido pela Ekocrie, de março a novembro de 2018, na Associação Assistencial Lar Betânia em Blumenau. Envolveu diretamente cem crianças, de seis a treze anos, que freqüentam a instituição no contra turno escolar, e suas educadoras. Indiretamente atingiu os pais, familiares e a comunidade que acompanhou as atividades, principalmente, por meio das mídias sociais. O Lar Betânia comemora em 2019 quarenta anos, e entre as crianças atendidas muitas pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social. O presente projeto foi financiado pelo FIA – Fundo para a Infância e Adolescência, e teve como objetivo principal promover a conscientização ambiental e mudanças comportamentais nos participantes, agregando conhecimentos teóricos e práticos relacionados à sustentabilidade. Além dos conteúdos básicos de educação ambiental (água, animais, resíduos, etc) foram abordadas questões sociais e a necessidade da mudança partir de cada indivíduo. O consumo consciente, o respeito e a valorização de cada ser e a cooperação também fizeram constantemente parte dos assuntos abordados durante os encontros semanais, com duração de uma hora com cada grupo de vinte e cinco participantes. As turmas também tiveram oficinas específicas (costura, alimentação saudável, etc.) conheceram o PNM São Francisco de Assis, a PMA e a ETE, praticaram arvorismo e receberam a visita do IFSC de Itajaí e da MPB Engenharia, responsável pela duplicação da BR 470. Audiovidual: https://flic.kr/s/aHsmEf5YQW
Implementado pela ECOPEF desde o ano de 2008, o Monitoramento das Transgressões Ambientais visa a identificação, registro e monitoramento de acessos clandestinos, vestígios de caça e pesca e outros usos ilegais na Unidade de Conservação - Parque Estadual Fritz Plaumann. Mensalmente, em dias e locais estratégicos, são percorridas as áreas limítrofes e internas a Unidade de Conservação, através de dois técnicos da ECOPEF os quais registram as atividades ilegais ou transgressões para posterior elaboração de mapa e relatório para envio a FATMA, Promotoria Pública e Policia Militar Ambiental para as medidas cabíveis. Até os meses iniciais de 2014 a ECOPEF já registrou mais de 280 transgressões ambientais de 13 formas distintas. Saiba mais sobre o Projeto
O principal papel do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para atingirmos esses obje-tivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso trabalhar também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, foi realizado o projeto “Rio Paial Limpo” que teve como objetivo principal colaborar com o desenvolvimento da educação ambiental nos alunos da Escola Estadual de Educação Básica Francisco Maciel Bageston do município de Paial, formando cidadãos conscientes e atuantes na comunidade paialense. O rio Paial nasce dentro dos limites do município de Paial, possui cerca de seis quilômetros de extensão, passa por cerca de oitenta propriedades antes de desaguar no rio Uruguai. Devido ao relevo do terreno às suas margens, o rio Paial foi degradado e poluído ao longo da colonização da região, sendo que vem sendo alvo de projetos de recuperação ambiental há alguns anos, mesmo assim ainda é considerado um afluente a ser recuperado tanto na questão da poluição, como na recuperação da sua mata ciliar. A necessidade de desenvolver esse projeto vem da percepção da realidade atual da comunidade onde se verifica a falta de envolvimento no processo de desenvolvimento ambiental do município como um todo e também às condições atuais de preservação do rio Paial. Para atender os objetivos construiu-se metodologia de trabalho que possibilitou a construção de consciência ecológica dos integrantes do projeto, fazendo análises importantes na prática relativa ao meio ambiente escolar e da comunidade. As ações foram inicialmente teóricas com explanações sobre a problemática do lixo se tornar um problema ao desenvolvimento, mostrando uma visão sistêmica sobre a produção, passando pela coleta e alcançando o destino final. Também foram abordados temas como coleta seletiva e reciclagem e os benefícios destas atividades ao equilíbrio ecológico e recuperação do meio ambiente. Posteriormente foi realizada fase prática, onde foi traçado um caminhamento com participação dos alunos pelo leito do rio Paial, recolhendo o lixo presente e após isso a separação adequada do mesmo, resgatando valores e atitudes em relação ao meio ambiente. Após a aplicação das atividades planejadas verificou-se que houve avanços no que diz respeito ao crescimento da consciência ecológica dos integrantes do projeto Rio Paial Limpo, houve avanços no sistema de separação seletiva do lixo inicialmente na escola e depois nas casas das famílias dos integrantes do projeto. O caminhamento ao longo do rio Paial chamou atenção dos moradores das propriedades lindeiras do rio e como o volume de lixo coletado ao longo do caminhamento ficou em exposição em local de circulação na cidade, também foi tocada a população urbana no sentido da consciência ambiental. Visto isso se conclui que os objetivos foram alcançados e até superados, pois além dos integrantes do projeto, as ações atingiram a comunidade rural e urbana do município de Paial. Autores: Juliana Antunes e MarcioAngeloTiton
São desenvolvidas atividades teóricas, práticas e visitas a campo que dão aos estudantes do quarto ano das escolas municipais conhecimentos sobre diversos temas, incluindo reciclagem, compostagem, água, fauna, flora e criação de hortas caseiras. durante o projeto eles também participaram de oficinas temáticas a respeito de sabão e detergente, qualidade da água, entre outros. os encontros do projeto são semanais durante um período total de 15 semanas. contando com duas turmas todo ano, cada uma em um semestre, ele é permanente. estes encontros acontecem nas dependências da RPPN Chácara Edith e eventualmente em espaços externos para saídas à campo. o horário para os encontros são no contra-turno escolar. as temáticas abordadas se concentram em cinco temas, sendo eles: água nossa de cada dia, eco cidadania e saúde – como ser um eco cidadão, agricultura sustentável – produzindo o próprio alimento, resíduos sólidos - separação do lixo e coleta seletiva, bioma mata atlântica –fauna e flora. ao final da formação todos os alunos participantes que obtiverem 75% de presença são certificados em uma solenidade de formatura onde são apresentados para toda comunidade Brusquense, familiares, comunidade escolar e autoridades parceiras. Audiovisual https://drive.google.com/open?id=16HlOCJuXaj2mWklVUuH7l_wJmLqkrhrm