A Companhia começou a trabalhar com a redução de números de incidências. Foram montadas duas sessões no quartel para desenvolver vários projetos no tocante a prevenção, educação ambiental e fiscalização, sendo mais forte e ativa, com constantes treinamento para aplicação da lei. O comandante apresentou alguns dos principais projetos e ações da Polícia Ambiental de Canoinhas.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
Protetor Ambiental: continuidade do Programa Protetor Ambiental, potencializando as ações. O curso é focado para jovens, com duração de 120 horas. A Polícia oferece todo fardamento, equipamento e o curso, para que os jovens venham até o quartel e tenham uma formação completa na área ambiental, sendo: flora, fauna, recursos hídricos, caça, pesca. Em Canoinhas, além dessa temática, buscamos trazer o resgate cultural e histórico, o amor pela terra. Tivemos uma turma em Marcílio Dias, onde os alunos aprenderam como se fazia a manteiga pelos primeiros moradores da localidade, explicando a eles também que essa é uma ação ambiental.
Puma: o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma) foi criado em Canoinhas pelo soldado Moreschi, em 2015 e hoje já está institucionalizado na Polícia Ambiental de Santa Catarina. Nesta semana 270 crianças também se formam neste projeto.
PAC: com início em 2017, o Policiamento Ambiental Comunitário visa ações mais proativas na comunidade. “Vimos que alguns crimes ambientais aconteciam por algum descuido ou até por alguma informação que não chegava à comunidade”, justificou. Após identificada essas dificuldades, o policial visita as comunidades para uma orientação mais completa, conhecendo as propriedades e mostrando opções de sustentabilidade, de rendimento da propriedade, sempre respeitando a legislação ambiental. “Além disso, o projeto leva mais segurança para a área rural”, exemplificando que com esse trabalho e orientação cria-se redes de segurança até nas áreas mais longínquas do interior. O projeto tem o apoio de diversas instituições como a UnC, IFSC, IMA, Epagri, entre outras.
Termo de reciprocidade com a Floresta Nacional: projeto inovador, onde a PMA terá uma base dentro do IcmBio, onde serão realizadas diversas atividades recebendo a população, também realizando ações de auxílio a equipe do IcmBio nas ações de educação ambiental que já acontecem na Floresta Nacional.
Também será formado até o final deste ano o primeiro grupo de escoteiros católico São Padre Pio “Pensando no amanhã, hoje”, também no IcmBio, que será um projeto pioneiro no estado de Santa Catarina.
A Polícia Ambiental terá também uma área de 1 mil metros quadrados no terreno do 3ªBPM e em parceria com a cidade de Heidelberg na Alemanha, irá criar um bosque no local. Canoinhas foi contemplado para realizar esta ação, com apoio da cidade alemã. Esse projeto abrirá portas para muitas outras oportunidades para nós.
http://jmais.com.br/comandante-da-policia-ambiental-apresenta-atividades-e-avancos-da-corporacao/