A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA),constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA), como estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno. A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogo e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo meio Ambiente (VCNIJMA) será realizada em quatro etapas: Conferência na Escola, Conferência Regional,Conferência Estadual e Conferência Nacional. A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente terá como tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão social e política da questão da Água como recurso finito para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, por meio de uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil. Objetivo Geral Mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos, por meio da participação social, sobre a dimensão socioambiental da água, com vistas a fortalecer a educação ambiental na educação básica e propiciar atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais, e de processos voltados para a melhoria da relação ensino-aprendizagem. Objetivos Específicos a) contribuir para a promoção de um processo permanente de educação ambiental na escola, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (DCNEA) e o Programa e a Política Estadual de EA, o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2015-2024 (PEE 2015-2024) e a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (PCSC); b) mobilizar as escolas para a realização de estudos, pesquisas e projetos escolares relacionados à questão socioambiental e água como recurso finito; c) promover a participação da comunidade escolar no diálogo das questões relacionadas à água como recurso finito e das políticas públicas de meio ambiente e educação; d) estimular a inclusão da temática socioambiental e de propostas de sustentabilidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola; e) avançar na concepção das escolas como Espaços Educadores Sustentáveis, a partir da articulação entre currículo, gestão, espaço físico e comunidade; f) estimular a realização de estudos para ampliar os conhecimentos e as responsabilidades, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os objetivos 06 e 14, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), subscrita pela República Federativa do Brasil; g) incentivar as escolas e comunidades a constituírem e dinamizarem as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA nas escolas; h) propiciar a participação da juventude e da comunidade escolar em processos educativos sobre a dimensão socioambiental, incentivando a formação dos Comitês Escolares de Educação Ambiental e os Coletivos de Bacias Hidrográficas. Promoção e Parcerias Nacional A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) sob a coordenação executiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), responsável pela gestão pedagógica e administrativa necessária à sua execução, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC/MMA. Estadual No Estado de Santa Catarina a Secretaria de Estado da Educação conta com a parceria das seguintes entidades: PSE/SME, UNDIME, SDS, FATMA, IAR, EPAGRI, SECRETARIA DA SAÚDE, IBAMA, FACISC, PMA, SINEPE, FECAM, UFSC, MPSC, além de outras parcerias indiretas. Participantes da V CNIJMA Consideram-se participantes da V CNIJMA: Ø todas as escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como as escolas de comunidades indígenas, quilombolas, de assentamentos e comunidades tradicionais do Ensino Fundamental cadastradas no Censo Escolar de 2016/2017 – INEP, com pelo menos uma turma do 6º ao 9º ano; Ø estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Ø os estudantes eleitos como delegados(as) ou respectivos suplentes, devem ter entre 11 anos completos e 14 anos, 11 meses e 29 dias, para participarem das Etapas Estadual e Nacional; Ø as escolas das comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos que possuam apenas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental também podem realizar conferências, porém, para os estudantes selecionados para as etapas posteriores, Estadual e Nacional deverá ser observado critério de idade, ou seja, os delegados(as) ou respectivos suplentes deverão ter idade entre 11 anos completos e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Etapas da conferência Ø Na escolas: até 14 de abril de 2018 Ø EtapaRegional (SC): de 16 à 19 de abril Ø Etapa estadual (SC): 7, 8 e 9 de maio de 2018 Ø Etapa Nacional: 15 à 19 de junho Mais informações em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br http://sed.sc.gov.br/servicos/programas-e-projetos/28415-nacional-infantojuvenil-pelo-meio-ambiente Pelos telefones: 48 3664 0088- Maria Benedita da Silva Prim-SED-SC 48 3664 0220- Ketryn Beseke- SED-SC 48 3664 0167- Clarice Zanetti- SED-SC
Escolas estaduais e particulares da região de Itajaí podem agendar visitas guiadas para conhecer cada atração da Volvo Ocean Race Itajaí. As solicitações para turmas do 1º ao 9º ano devem ser feitas a partir de segunda-feira (26) pelo telefone da Secretaria Municipal de Turismo. Os agendamentos para visitas no período vespertino serão limitados e por ordem de ligação. Para as unidades da Rede Municipal de Ensino de Itajaí já foi desenvolvido um cronograma de atendimento. A maior regata mundial à vela não é apenas um evento esportivo, mas carrega também vocação educacional. A Volvo Ocean Race em Itajaí apresentará mais de 15 propostas educacionais gratuitas com foco na sustentabilidade. A Vila da Regata abrirá em 05 de abril e a partir do dia 09 iniciam as visitas guiadas. http://dc.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2018/03/escolas-podem-agendar-visitas-guiadas-na-volvo-ocean-race-itajai-10197253.html
Em parceria com entidades do sul catarinense, atividades acontecem em Criciúma, Nova Veneza, Araranguá e Siderópolis. Em Nova Veneza, através do projeto “Ingabiroba”, foi realizada a plantação e distribuição de 200 mudas na comunidade de Picadão, com a participação das Escolas Municipais do Caravaggio e Bairro Bortolotto. Fortalecimento da educação ambiental em Araranguá Através da distribuição de mudas, água e materiais educativos, em Araranguá o objetivo era conscientizar ambientalmente a população que passa, diariamente, pela Praça Hercílio Luz, na área central da cidade. Exposição de ações em Criciúma Já em Criciúma, das 8h às 12h, teve distribuição de folders e cartilhas, bem como exposição e apresentação de trabalhos relativos à preservação das águas. O evento “A água: o recurso e a sua gestão”, acontece no hall em frente Reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). De acordo com a secretária do Comitê, coordenadora do laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos da Unesc e professora, Yasmine de Moura da Cunha, a intenção é marcar o dia como um lembrete. “Queremos chamar atenção para uma gestão participativa e integrada. A universidade também é parceira em projetos relacionados à preservação da água, por isso queremos mostrá-los às várias pessoas que irão passar pelo local e que precisam ser conscientizadas”, completa. https://www.revistaw3.com.br/geral/2017/03/21/dia-mundial-da-agua-acoes-visando-educacao-ambiental-serao-realizadas-em-ararangua.html
O projeto de conservação ambiental Instituto Felinos do Aguaí, desenvolvido em parceria com as Empresas Rio Deserto, foi considerado destaque no 1º Prêmio Nacional Educação Ambiental em Ação. O case, com o título “Pesquisando para Educar” será publicado na 63ª edição da revista Educação Ambiental em Ação, que será lançada na segunda quinzena deste mês de março. O projeto Instituto Felinos do Aguaí existe desde 2006 e é voltado à defesa do meio ambiente na região carbonífera sul catarinense, com ênfase para a conservação de áreas protegidas, fundamentais para a proteção de felinos silvestres. O projeto já foi premiado outras cinco vezes: Em 2016, recebeu o Prêmio Ser Humano SC. Em 2009, o projeto foi condecorado com o prêmio nacional Von Martius de Sustentabilidade e com o prêmio catarinense Fritz Müller. Em 2010, as ações foram reconhecidas pela ADVB/SC. Em 2011, por sua vez, o projeto foi premiado na 18ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, considerada a maior premiação ambiental da região sul do Brasil. https://dnsul.com/2018/geral/projeto-felinos-do-aguai-e-destaque-em-premio-nacional/