Formar agentes (servidores municipais e estaduais, professores, extensionistas rurais, participantes de ONGs) para implementação de ações de intervenção direta junto à comunidade, visando a disseminação dos conhecimentos e técnicas adquiridos e aplicáveis ao uso sustentável das áreas de abrangência do projeto (Educação Ambiental).
Realizadas e 20 horas aulas de curso sobre assuntos relacionados à Educação Ambiental e ao gerenciamento dos recursos hídricos como parte da capacitação dos acadêmicos dos cursos de Agronomia/ Eng. Florestal/Ambiental, Biologia e Informática. Promoção de encontros com a comunidade de cada um dos municípios/alvo. Produção de material didático-pedagógico sobre o Aquífero Guarani e a Bacia Hidrográfica do rio Canoas, especialmente para uso em oficinas e eventos com participação do público-alvo do projeto. Ofertadas oficinas pedagógicas de Educação Ambiental nas escolas de educação básica e para os agricultores/empresários. Formação de banco de materiais bibliográficos e recursos audiovisuais para subsidiar as atividades.
Quantitativamente, de março de 2010 a julho de 2013 foram atendidas pelo projeto 11.595 pessoas de forma direta, e ao considerarmos que cada uma das pessoas envolvidas atua como disseminador de conhecimento sensibilizando mais três pessoas, teremos aproximadamente 34.785 pessoas atingidas.
Ações estratégicas de Educação Ambiental para o uso sustentável das águas superficiais e subterrâneas na Bacia do Rio do Peixe.
Foram realizadas atividades de Educação Ambiental com alunos de escolas públicas de Joaçaba e municípios vizinhos; e o oferecimento de um curso de extensão, intitulado “Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe: Natureza e Sociedade”.