Esta pesquisa é uma continuação da pesquisa participativa iniciada pelo projeto Prapem/MB2 (MB2) em 2006 na comunidade do Caeté, microbacia São Bento, município de Gravatal. A primeira parte da pesquisa envolveu um amplo esforço da equipe técnica do município e da região, juntamente com as famílias participantes do projeto, que não mediram esforços para implantarem os sistemas em forma de mutirão com o envolvimento de todas as pessoas das famílias, jovens, adultos, idosos e as crianças que aproveitavam para brincarem em conjunto enquanto os adultos e jovens trabalhavam nos finais de semana.
Este projeto de pesquisa traz no seu bojo três questões fundamentais, uma relacionada ao aprendizado de pesquisadores, extensionistas, ONGs, lideranças comunitárias e as famílias envolvidas numa nova forma de pensar e organizar o conhecimento científico integrado com o conhecimento empírico e popular. A outra se refere a ampliação dos conhecimentos técnicos sobre as alternativas de saneamento ambiental rural de baixo custo que estão sendo trabalhadas pela Epagri com as famílias e comunidades rurais, pesqueiras e indígenas, criando as condições específicas para a elaboração e publicação de material técnico sobre o tema. A terceira concretiza trabalho em equipes multidisciplinares, trazendo diversos aspectos de conhecimento e de possibilidades.
A proposta deste projeto busca resolver duas questões: 1- analisar um sistema de esgoto doméstico com um reator, não verificado anteriormente e, 2- conhecer o comportamento dos sistemas implantados na comunidade de Caeté após seis anos de funcionamento sem ter sido retirado o lodo dos mesmos.