O Projeto JACAMASA, que pertence ao programa de educação ambiental (PEA) desenvolvido pela EMASA, é um projeto que ira desafiar as crianças da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú a criarem histórias, brincadeiras, contos, músicas e outras atividades para esse mascote chamado Jacamasa. Este personagem foi criado devido à estação de tratamento de esgoto da cidade de Balneário Camboriú apresentar em algumas de suas lagoas desativadas alguns exemplares de jacaré do papo amarelo. Animal que pode ser avistado pelos visitantes de estação.
Com isso o jacaré foi escolhido como o mascote do Programa de educação ambiental desenvolvido pela EMASA, os alunos participantes do projeto deverão também criar historias, contos, poesias e aventuras com esse personagem, onde todas estas deverão ter como tema principal a conservação dos recursos hídricos.
Para incentivar a criação destas historias, funcionários de EMASA visitarão estas turmas com fantasias do personagem Jacamasa e darão palestras sobre a importância de manter os recursos hídricos, como funciona o tratamento de água e esgoto da cidade, explicar sobre o desperdício de água e também cuidados que devem haver para manter a rede de esgoto, ou seja, o que pode e não pode jogar na rede.
Além das palestras com o Jacamasa, serão escolhidas as melhores histórias, contos e atividades contendo o personagem Jacamasa e serão publicadas em um livreto que será distribuído nas Escolas Municipais, onde será destacado o nome dos alunos que criaram as histórias.
Outra compensação para a escola que mais se empenhar e se destacar nas criações, será premio de 30 (trinta) Tablets, premio que visa auxiliar em tarefas, exercícios, pesquisas, trabalhos, vídeos e imagens podem contribuir muito para atrair a atenção dos alunos e garantir um estudo mais dinâmico e interessante.