Este trabalho tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre o descarte de materiais em locais inadequados, ocasionando enchentes ou a morte de animais em seu habitat. Buscando a preservação da água contra a poluição que afeta e, por consequência, a saúde das pessoas e a vida da fauna e da flora. A Escola Básica Municipal Olinda Peixoto, de Porto Belo, elegeu a poluição das águas através do lixo, que muitas pessoas largam nas ruas e em terrenos baldios o que depois de algum tempo se torna um problema.
Buscamos o envolvimento da comunidade, os alunos juntamente com os professores de artes, ciências e de geografia, explanaram a temática com a confecção de cartazes e faixas para palestras e uma passeata até o Rio Perequê, que fica próximo à escola, durante essa caminhada recolhemos vários matérias descartados pelas ruas, principalmente plástico, que levam mais de 100 anos para se decompor e outro dado alarmante é que até o ano de 2050, haverá mais plástico nos oceanos que peixes, além disso, recolhemos também bitucas de cigarro, percebendo a “nova tendência esportiva, lançamento de bitucas,” que levam até cinco anos para se decompor.
Nosso trabalho busca resgatar os bons costumes, principalmente o de jogar o lixo, no lixo, tendo em vista que a nossa região Costa Verde & Mar, e principalmente o nosso município tem a economia movimentada pelo turismo devido a suas praias.
Escola Básica municipal Olinda Peixoto.
Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo
http://portobelo.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/483670/codMapaItem/4326