O desenvolvimento deste projeto tem como objetivo principal aplicar práticas de compostagem na E.E.B. de Meleiro, buscando desenvolver na comunidade escolar uma visão crítica sobre o desperdício de alimentos e outros materiais, bem como da importância do consumo consciente para a economia e a conservação ambiental. A proposta de trabalho partiu da observação e constatação de que, em nossa escola, havia muito desperdício de comida no refeitório, por parte dos alunos e na cozinha, por parte das funcionárias. A Proposta Curricular de Santa Catarina e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental orientam que os conteúdos relacionados ao tema, sejam tratados como temas transversais de maneira interdisciplinar na educação formal. Este trabalho utilizou duas metodologias de pesquisa: a pesquisa explicativa, que visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos e aprofunda o conhecimento da realidade e a metodologia experimental, em que os alunos determinam o objeto de estudo, selecionam as variáveis e as formas de controle observando seus efeitos no decorrer do tempo. Assim, foram desenvolvidas atividades de aprendizagem como saídas de campo, palestras, documentários, pesquisas e experimentação, buscando ampliar a visão dos alunos sobre as questões ambientais, consumo consciente e, especificamente, sobre o processo da compostagem de resíduos orgânicos no qual foi utilizado o método de leiras. Os alunos, sob a orientação dos professores, tiveram a oportunidade de coletar dados e fazer anotações referentes a quantidade de resíduos orgânicos descartados na escola , também acompanhamento e controle da temperatura, pH e umidade do composto em todas as etapas da compostagem, tabelar os dados e construir gráficos, observar e fazer análise das reações químicas e biológicas decorrentes da decomposição. O composto produzido está sendo utilizado na produção de mudas na comunidade escolar. O desenvolvimento das atividades propostas neste projeto alcançou resultados positivos, pois se observou uma redução em torno de 40% nos resíduos orgânicos da cozinha e refeitório da escola, o que demonstra uma mudança de atitude dos alunos e cozinheiras quanto ao melhor aproveitamento dos alimentos da merenda escolar. Ao desenvolvermos este trabalho, ficou claro que a prática da compostagem no ambiente escolar permitiu aos alunos o conhecimento da realidade e reflexão sobre as nossas atitudes frente as questões ambientais, propondo a eles uma alternativa para amenizar ou solucionar estes problemas.
Professores Orientadores: Augustinho Biff, Carla Jociane Schneider Scadueli, Eliani Terezinha Piazza Borges, Keli Cristina Luchese
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
22ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MELEIRO
1º ANO ENSINO MÉDIO INOVADOR