Durante os Jogos da Primavera, que ocorreram de 09 a 17 de setembro de 2014 em Blumenau – SC, a Ekocrie aceitou o desafio de elaborar um espaço lúdico e educativo voltado à sustentabilidade dentro do Centro Esportivo Bernardo Werner – SESI BNU. Como o tema central dos jogos foi “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, os representantes da Comissão de Organização dos Jogos da Primavera desejavam uma proposta que, além de relacionada ao tema, acolhesse os jogadores durante os intervalos entre os jogos.
Para aqueles que não conhecem a rotina dos jogadores, a maioria dos atletas chega cedo ao Centro Esportivo e só retorna ao final da tarde, quando o ônibus os leva novamente para a escola. Alguns aguardam várias horas até o próximo jogo, o que os deixa tensos e ociosos perambulando pelo grande ginásio. O barulho intenso do ginásio e a dinâmica das competições foram os mais importantes fatores a serem considerados.
Como o público do evento varia em idade e está em constante movimento, sugerimos pequenas oficinas, dinâmicas e instalações que pudessem interagir com os visitantes, atrair a atenção do público, gerar reflexão e agregar conhecimentos relacionados a área ambiental e práticas de sustentabilidade.
Durante os dias que a Ekocrie esteve presente no evento foram desenvolvidas vinte oficinas que envolveram principalmente os atletas, mas também famílias e amigos durante os dias de final de semana. Alguns dos temas e atividades desenvolvidas foram: oficina de torcida utilizando materiais reaproveitados, pesquisa com o público do evento sobre a Mata Atlântica, zoorigami, oficina de abayomis, flashmob espalhando mensagens de amor e abraços para o público, oficina de crochê com sacolas plásticas, mandalas com frutas, máscaras com material reaproveitado, tráfico de animais e espécies ameaçadas, alimentação saudável, brinquedos sustentáveis, entre outros.
A proposta inicial previa um tempo de uma hora para cada oficina e uma quantidade específica de participantes. Ao decorrer do trabalho percebemos que a dinâmica das competições, muitas vezes, não permitia que os participantes permanecessem durante todo o período da oficina e que muitos retornavam mais tarde querendo continuar o que estavam fazendo. A quantidade também variava bastante podendo em um momento haver mais de vinte pessoas no espaço e no seguinte apenas duas ou três. Estes fatores nos levaram a rever a ideia inicial e a flexibilizar o tempo das oficinas. Criamos mais atividades sem tempo de duração ampliando a quantidade de jogos, livros e brinquedos no espaço, e permitimos que a tenda, montada inicialmente para criar um ambiente mais acolhedor, fosse pintada pelos atletas.
O espaço lúdico e educativo voltado à sustentabilidade, criado pela Ekocrie durante os Jogos da Primavera no Centro Esportivo Bernardo Werner em 2014, tornou-se um refúgio para os competidores. O ambiente recreativo, onde era possível aprender de forma divertida, fazer amizade com outros atletas, expor opiniões e preocupações com as questões ambientais, trocar ideias ou simplesmente deitar nas almofadas e ler um pouco passou a ser um local procurado para relaxar antes do próximo jogo, para comemorar vitórias ou espairecer após uma derrota.
Mesmo com toda a rivalidade que as competições esportivas acabam gerando, não ocorreu nenhum tipo de desentendimento neste espaço e, muitas vezes, registramos momentos de cooperação, amizade e incentivo entre diferentes equipes que se divertiram, aprenderam juntas e pintaram palavras como “Amor”, “Amizade”, “Harmonia” e “Fé”. Algumas crianças e adolescentes chegaram a questionar por que não era aquela a forma de ensino na escola que estudavam, evidenciando o quanto é necessário investirmos em uma educação criativa, acolhedora e sustentável que permite que o aluno aprenda o que ele realmente tem interesse e de forma prazerosa.
A Ekocrie continua trabalhando com eventos e elabora propostas específicas de acordo com o espaço disponível e tema desejado. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso trabalho acessando www.ekocrie.com.br ou https://www.facebook.com/ekocrie
Foto: Gisele Vilela