Visando uma educação criativa, interativa, sustentável, que aguce a curiosidade e desperte o desejo e o prazer de aprender, a Ekocrie desenvolveu o Espaço Ekocrie Água. Todos os itens decorativos e os jogos utilizados foram produzidos a partir de material reaproveitado. Foi elaborado inicialmente em 2015 a pedido de uma escola municipal de Blumenau e passou a ser um dos serviços oferecidos pela empresa.
O espaço Ekocrie Água tem por objetivo propiciar um ambiente repleto de estímulos e informações a respeito da água (e o que se relaciona diretamente com ela) fazendo com que o visitante conheça, interaja, avalie e proponha soluções para os problemas ambientais envolvidos.
Após serem recepcionados, os visitantes recebem algumas informações sobre como funciona o espaço e são convidados a observar cada item identificando o material que lhes deu origem. Através de uma conversa informal e interativa salienta-se a importância deste recurso no planeta para nós e para as demais espécies. Em seguida o grande grupo é dividido e inicia-se o circuito através de três ambientes distintos.
Ambiente sensorial – composto por conchas de diferentes espécies e tamanhos, alguns animais marinhos ou parte deles conservadas, algas variadas, itens para ver, ouvir, tocar e cheirar. Algumas lupas são disponibilizadas para facilitar e incitar a observação.
Ambiente de encenação – fantoches de animais aquáticos, um cenário e almofadas fazem parte deste ambiente que convida o participante a criar sua história. Geralmente feita em dupla e apresentada apenas para os colegas do pequeno grupo, incentivando a criatividade e a oralidade. O título da cena é escolhido aleatoriamente e o roteiro é totalmente por conta dos participantes.
Ambiente lúdico – são disponibilizados jogos exclusivos feitos a partir de material reaproveitado
relacionados com o tema água. Os jogos abordam de forma divertida assuntos como mata ciliar, esgoto doméstico, poluição aquática, e outros.
Quando o trabalho foi realizado durante a semana do meio ambiente contou com cerca de quatro visitações por período, oito no total, em grupos de quinze a vinte crianças e adolescentes do ensino fundamental. Observou-se o quanto o ambiente diferenciado e a possibilidade interativa animam os estudantes. Os grupos se demonstraram atentos, fizeram perguntas e deram opiniões e contribuições evidenciando a preocupação com este recurso tão valioso. Cada grupo teve de meia hora a quarenta e cinco minutos para explorar o espaço e realizar o circuito. As mais variadas reações foram observadas na parte sensorial, muitos ficaram maravilhados com as formas e cheiro das algas e conchas outros preferiram o contato com a finíssima areia da praia. No teatrinho os participantes se sentiram bastante a vontade expondo suas ideias mas, alguns demonstraram inabilidade ao criar a história, o que evidencia o quanto estão acostumados a seguirem um roteiro pronto, se sentindo perdidos quando passam a ser os protagonistas. Os jogos foram rapidamente assimilados e desfrutados por todos. Rapidamente os conceitos expostos de forma lúdica foram assimilados e percebeu-se o desejo de não poluírem o rio, de evitar o esgoto doméstico e outras questões abordadas.
O mesmo trabalho foi realizado em outros momentos em outras escolas e com a presença de educadores que percebem o quanto é simples e importante aliar a criatividade e a sustentabilidade em suas aulas. Este e outros serviços continuam sendo oferecidos pela Ekocrie que se preocupa em mostrar o quanto é fácil e divertido aprender de forma lúdica, criativa e sustentável. Mais informações em nosso site www.ekocrie.com.br ou na fanpage www.facebook.com/ekocrie/
Fotos: Gisele Vilela