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O Programa Eco-Escolas visa sensibilizar os estudantes para as questões do desenvolvimento sustentável, capacitando-os a realizarem a mudança que o nosso mundo necessita, de uma maneira divertida através de ações orientadas ao aprendizado.

 

Com mais de 21 anos de existência, o Programa Eco-Escolas foi desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma organização europeia formada por uma rede de instituições ao redor do mundo, cada uma operando em seu país de origem.

 

No Brasil o Programa Eco-Escolas iniciou em 2008 através do operador nacional IAR (Instituto Ambientes em Rede).

 

O Programa objetiva incentivar e capacitar os alunos e professores a criar ações em suas escolas através de uma abordagem holística e participativa, combinando aprendizagem com gestão e proporcionando assim um método eficaz para a melhoria ambiental da escola, despertando consciência das questões atuais, sensibilização e comportamentos adequados.

 

Através da metodologia dos 7 passos, a escola envolve seus jovens nos processos e ações onde é possível, ao longo do tempo, observar os resultados pelos próprios alunos.

 

Ao mesmo tempo em que abrange diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e constrói laços com a comunidade, o programa estende a aprendizagem para além da sala de aula e desenvolve atitudes responsáveis e compromisso, tanto em casa como em toda a comunidade.

Um grande diferencial é que, ao ingressar no programa, a escola passa a ter acesso à rede internacional Eco-Escolas onde poderá trocar experiências e informações com outras escolas ao redor do mundo.

 

A implementação do Programa com sucesso conferirá à escola a premiação “Bandeira Verde”, ou seja, o reconhecimento de uma gestão ambiental e sustentável coerente e com qualidade!

 

O programa Eco-Escolas fornece um sistema integrado de gestão ambiental das escolas com base em uma abordagem ISO 14001 / EMAS.

 

O princípio do Programa Eco-Escolas está baseado na metodologia dos 7 passos, que funciona como um quadro de orientação para que uma escola alcance e seja reconhecida como uma Eco-Escolas. Esta metodologia também fornece uma uniformidade na implementação do programa pelas escolas participantes de todo o mundo.

 

São estes:

 

Passo 1: Formação do Conselho Eco-Escolas

A criação do Conselho Eco-Escolas é a primeira etapa ao iniciar o Programa. Ela será a força motriz do processo inteiro, que dirige as ações do Programa na escola. Independente de sua constituição, deve cumprir as finalidades solicitadas nos próximos passos e assegurar a representação dos estudantes.

 

Passo 2: Diagnostico ou Pesquisa Ambiental

Este diagnóstico começa com uma revisão e avaliação do impacto ambiental da escola. Após esta pesquisa e a compreensão de sua situação ambiental, será decidido qual mudança é prioritária e se a mesma envolverá todos da escola. O resultado deste levantamento será essencial para a 3° etapa, a elaboração do Plano de Ação.

 

Passo 3: Elaboração do Plano de Ação

Aqui está o núcleo do trabalho do programa! O Plano de Ação deverá ser elaborado com base nos resultados da auditoria ambiental e com a participação das criançase jovens envolvidos.

Deve ser um plano realista e palpável, implicando custos e com metas e prazos razoáveis, priorizando as ações viáveis a curto, médio e longo prazo.

 

Passo 4: Monitoria e Avaliação

Para saber se as metas estabelecidas no Plano de Ação estão sendo atingidas, é necessário sempre monitorar e medir o progresso, avaliando seu sucesso e as eventuais alterações necessárias.

 

Esta é uma excelente oportunidade para incorporar atividades curriculares (Passo 5), como por exemplo nas áreas de Matemática, Ciência da Computação e Inglês, bem como desenvolver outras habilidades como a resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Os métodos de monitoramento vão depender dos objetivos e critérios de avaliação decididos no Plano de Ação para os tópicos que deseja enfocar e da idade e capacidade dos alunos e outros indivíduos que irão realizá-la.

 

Passo 5: Trabalho Curricular

Além de aumentar o status do Programa, ligar as atividades Eco-Escolas ao curriculum assegura que o Eco-Escolas realmente esteja integrado na comunidade escolar. A estratégia geral sugerida é infundir conceitos de educação ambiental nas disciplinas já existentes, e não apresentá-las como um novo assunto. Além disso, a crescente sensibilização pelo ambiente, a tecelagem de uma dimensão de educação ambiental em um determinado assunto enriquece o assunto em causa e, portanto, torna-se mais relevante e interessante.

 

Passo 6: Informação e Envolvimento da Escola e Comunidade

Independentemente do número de turmas que estiverem participando ativamente do Programa Eco-Escolas, é importante a busca do envolvimento de toda a escola e da comunidade local. Esse objetivo pode ser alcançado através da realização de divulgações, exposições, eventos festivos da escola, concursos e outros eventos especiais, de modo a focar a atenção da comunidade no trabalho desenvolvido, realçando a evolução do desempenho ambiental da escola.

 

Passo 7: Criação do Eco-Código

O Eco-Código é uma relação de objetivos alcançados e traduzidos em ações concretas que todos os membros da escola devem seguir. A estratégia de elaboração do Eco-código poderá ser definida por cada escola, pois é uma atividade que pode ser enquadrada em qualquer currículo escolar, sendo um ponto de partida para novas ações.

 

Dentre os temas ambientais propostos a serem desenvolvidos, estão:

 

Temas Base: Água, Energia e Resíduos

 

Temas Complementares: Transportes, Ruídos, Espaço Exterior, Agricultura Orgânica, Biodiversidade,  Alterações Climáticas, Acessibilidade, entre outros.

Saiba Mais

Eco-Escolas no Mundo

Video Programa Eco-Escolas

 

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
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