O Programa Barão Ambiental foi criado em 2014 na Escola Barão do Rio Branco em função da necessidade de centralizar todas as ações existentes e vindouras que envolvam aspectos ambientais na escola e em suas unidades.
A escola já possuía uma grande quantidade de ações desenvolvidas voluntariamente desde a educação infantil ao ensino médio. A mini-empresa Ecológica, com a produção de materiais de higiene e limpeza, a coleta seletiva em toda a escola, o recolhimento de pilhas e baterias de celulares e de óleo de cozinha e a conservação de insumos e materiais eram realizadas de maneira isolada até a contratação de coordenador específico para a consolidação e organização por meio do programa Barão Ambiental.
Atualmente tanto ações de gestão quanto educativas são contempladas pelo programa. Assim, é dividido em dois subprogramas: Gestão Ambiental e Educação Ambiental. A revisão do programa é permanente, coletiva e visível a toda a comunidade escolar. A coordenação do Programa Barão Ambiental é exercida por equipe multisetorial criada através de processo democrático e plural, denominada Comitê Ambiental.
A composição da equipe contempla diferentes setores da escola e de suas unidades, para garantir as diferentes percepções existentes. A construção do documento que explicita o programa, o plano de ação e a definição sobre cada etapa a ser implantada também são atribuições do comitê, que tem gestão colegiada.