A Universidade é fundamental na construção de um caminho para a sustentabilidade, pois deve construir pedagogias, metodologias e práticas através do ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária é crucial nesse tripé, pois, é através da extensão, que podemos aproximar os conhecimentos e saberes gerados na Universidade das comunidades.
Neste sentido, o Núcleo de Educação Ambiental do CTC da UFSC tem a missão de levar, difundir e gerar mais conhecimento junto às comunidades, através de seus projetos de extensão, a fim de contribuir para a solução de problemáticas socioambientais e para a construção de uma sociedade sustentável.
O NEAmb trabalha desde 2007 com projetos de extensão e, nesse período, já conseguiu fazer a diferença em muitos locais. Entretanto, para a evolução desse quadro, é preciso, além da formação continuada dos membros e sua renovação qualificada, a conexão com outros grupos que também compartilham da mesma missão ou que têm o potencial para isso, mas ainda não atuam com a extensão. ]
Por isso, o objetivo desse projeto é potencializar o papel da extensão universitária para a sustentabilidade, a partir de um conjunto de ações voltadas para a comunidade e para o fortalecimento do próprio Núcleo e dos parceiros.
Dentre as ações e atividades previstas no projeto estão: a realização de uma agenda anual de oficinas, diálogos e participação em eventos; processo de formação interna para os membros do NEAmb; a articulação de uma rede de grupos que trabalham com a temática ambiental dentro e fora UFSC; a articulação e a assessoria para a criação de novos núcleos; e o desenvolvimento de um plano de divulgação dos conhecimentos gerados ao longo de todo esse processo.
Realização do Projeto: abril de 2015 a abril de 2016.