O Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental iniciou em 2004 e envolve os municípios que integram o Consórcio Lambari: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina. É executado através de projetos específicos para cada município, respeitando, recuperando, refletindo e salientando suas diversidades histórico-culturais, turísticas, ecológicas, hidrográficas e geológicas. Cada ano é desenvolvido num dos municípios, envolvendo as crianças e os professores do ensino fundamental.
O programa tem como objetivo disseminar conhecimentos, valores e atitudes conservacionistas do meio ambiente, através de trilhas interpretativas, atividades lúdicas, palestras, publicações, exposições, audiovisuais e jogos ecológicos. O projeto é apresentado às Secretarias Municipais de Educação e aos Grupos Municipais de Trabalhos - GTMs, os quais repassam para as escolas incentivando-os. As interessadas desenvolvem atividades relacionadas ao tema e encaminham relatório ao GTM, o qual seleciona o melhor trabalho. A turma selecionada participa das atividades de educação e interpretação ambiental, sendo que, os trabalhos e projetos selecionados são divulgados através de cartilhas, confeccionadas pelo Consórcio e distribuídas para todas as escolas da região.
A primeira etapa “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Parque” foi realizada no ano de 2004, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, com o tema – Ecossistema. Em 2005, em Seara, “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Museu”, no Museu Fritz Plaumann, salientou-se a interação dos insetos com as plantas. Em 2006, “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Escola” foi realizada na Escola Sócio Ambiental e Termas de Piratuba e discutiu a água no meio ambiente. No ano de 2007 “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental nas Pinguelas” foi no Município de Ipumirim, com trilhas e travessias nas pinguelas do Rio Engano, reforçando os efeitos do aquecimento global. Em 2008 realizou-se “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Ilha” no Município de Presidente Castello Branco, ressaltando Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Nos meses de outubro e novembro de 2009, em Irani, os alunos participaram do projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Contestado” através de trilhas no entorno do Parque do Contestado e na prainha, refletindo sobre a relação da Guerra do Contestado e a exploração da madeira. No ano de 2010, em Ipira, trabalhou-se – Biodiversidade- no Parque da Cascata, com o projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Cascata”.
Em 2011 foi a vez do Município de Xavantina repassar informações sobre dejetos suínos e suas alternativas, com o projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Terra do Porquinho”. O tema Formação do Solo foi trabalhado em 2012, no “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Vale”, em Lindóia do Sul. Em 2013 “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Lago” enfocou o assunto cooperação pela água, realizado no Município de Itá. Já foram envolvidas no programa mais de 50.000 pessoas, sendo que 11.300 foram contempladas para as atividades de interpretação ambiental e tiveram seus trabalhos divulgados nas cartilhas.
Autores: Cláudia Elis Schiavini e Simone Marció