No Condomínio Perini Business Park, localizado no município de Joinville/SC, foi inaugurado em 2012 o Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini (NEA), o qual tem a proposta de disseminar a educação ambiental através da difusão do conhecimento a respeito do meio ambiente, viabilizando a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica, promovendo a pesquisa da fauna e flora e propiciando maior contato das pessoas com a natureza.
A estrutura do NEA contempla um auditório para a realização de palestras e atividades relacionadas à educação ambiental; viveiro de mudas nativas e horta orgânica; bem como, trilhas interpretativas em aproximadamente 1km de caminhada. São oferecidas duas opções de trajeto em meio a uma área de mata nativa com diversas espécies da fauna e flora, sendo as visitas guiadas e mediante agendamento prévio através de fichas de inscrição e autorização dos pais, no caso das escolas. Nos percursos existem pontos determinados para explanação com auxílio de placas e outros indicadores bem como, a interpretação espontânea, na qual monitores estimulam as pessoas à curiosidade à medida que fatos se sucedem. Feitos através da observação direta em relação ao ambiente, os desenhos tornam-se instrumentos eficazes para indicar os temas que mais estimulam a percepção ambiental.
Dentre trabalhos desenvolvidos pelo NEA, pratica-se também o turismo ambiental, que demonstra as atividades das empresas em equilíbrio com o meio ambiente. Para analisar o método em que os monitores repassam as informações e como são desenvolvidas as atividades no NEA, trabalha-se com pesquisa de satisfação, na qual os visitantes deixam críticas e sugestões para o melhoramento das ações, e com o feedback, principalmente das escolas, onde recebemos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes quanto ao que aprenderam durante visitação. São disponibilizados folders informativos para complementar as informações didáticas, assim como está sendo desenvolvida uma cartilha educativa abordando conceitos de preservação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Dos 2,8 milhões de m2 de área total do empreendimento, aproximadamente 600 mil m2 são constituídos por Áreas de Preservação Permanente e vegetação remanescente, onde as plantas e animais nativos da região podem garantir sua subsistência.
Nestas áreas, encontra-se o Bugio-ruivo, espécie de primata classificada como vulnerável na lista dos animais com risco de extinção no Estado. Para garantir a preservação da espécie em questão, como parte integrante do NEA, foi desenvolvido o Programa de Conservação do Bugio-ruivo (PCBR) em parceria pelos coordenadores do Projeto Bugio de Indaial, através de um contrato de cooperação técnico científico estabelecido com a Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Desde 2012 foram atendidas mais de 1230 estudantes e professores de escolas municipais e estaduais, e mais de 1040 colaboradores de empresas. Com a vinda do PCBR e novos integrantes da equipe técnica do NEA, estão sendo formadas parcerias com a Secretaria Municipal e Estadual da Educação. Visto a positiva percepção dos visitantes, para 2015 o NEA visa o aprimoramento das metodologias educativas aplicadas, expandindo a abrangência do mesmo, duplicando as visitas com atendimento no NEA e também nas escolas, contemplando assim, maior púbico no processo de sensibilização ambiental.
Autores: Ana Júlia Dutra Nunes, Jorge Luis Maciel, Katiuscia Kaline Durão, Leticia Panaro Lunardi, Julio Cesar de Souza Jr, Zelinda Maria Braga Hirano.