A cada dia percebemos que o capitalismo e o consumismo exagerado da humanidade estão devastando nosso planeta. Ao olharmos a natureza (tudo que há em nosso redor), verificamos claramente a ação devastadora do homem sobre a mesma.
A educação Ambiental pode mudar essa triste situação. Ela está mudando a realidade da comunidade da Costa da Lagoa/Florianópolis/SC, através do projeto Costa da Lagoa Mais Sustentável: a problemática do lixo em discussão. A importância do projeto para o meio ambiente ocorre devido ao fato de promover Educação Ambiental e o envolvimento dos moradores da comunidade no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos, segregando o lixo orgânico dos demais, na fonte geradora, tornando-os agentes ativos na resolução do problema. Trazendo benefícios para o meio ambiente, formando uma Costa da Lagoa mais sustentável.
As atividades serão elaboradas, planejadas e definidas pela acadêmica Mariela Sálvio de Andrade, monitorada pelo professor Sérgio Luiz de Almeida, devendo contemplar a problemática do lixo na atualidade e a importância que representa ao meio ambiente e a comunidade em questão de se dar uma correta destinação final aos resíduos sólidos. Deve ser dada atenção especial as alternativas de tratamentos dos resíduos sólidos existentes em Florianópolis/SC, enfatizando a necessidade da reciclagem dos mesmos.
As atividades serão através de reuniões, debates, caminhadas com recolhimento, separação e destinação correta do lixo. O presente projeto levará os moradores da comunidade a ter atitudes e ações voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente. Assim, construindo uma Costa da Lagoa mais sustentável, sendo referência para outras comunidades.
Autores: Sérgio Luiz de Almeida e Mariela Salvio de Andrade