O presente projeto implantou na Escola Básica Municipal Marechal Câmara, um biodigestor, modelo indiano, contínuo e ecologicamente correto, que é abastecido com restos orgânicos advindos das frutas do pomar e das verduras da horta, que são utilizados na merenda escolar, além de capins, arbustos e coberturas de solo que são adaptadas e cultivadas no pomar e horta escolar.
Com esse projeto, elaboramos na escola um ciclo sustentável de aproveitamento alternativo de materiais orgânicos que possuíamos e não estávamos utilizando adequadamente. Isso tudo a partir de uma visão de educação ambiental, onde buscou-se sensibilizar os envolvidos a despertarem para uma consciência que a quantidade de lixo orgânico é um problema para o meio ambiente, e que diante disso, faz-se preciso iniciativas ousadas que busquem alternativas simples, porém eficazes para diminuir os problemas ambientais que estão seriamente afetando a natureza.
Pensando desta maneira, acreditamos que essa iniciativa elevou e eleva à sérias reflexões, que são acompanhadas de ações significativas que objetivam a utilização deste biodigestor orgânico gerador de biogás e biofertilizante de maneira consciente em prol do preservação do meio ambiente. Onde o biogás é usado na cozinha da escola, potencializando uma economia de gás industrializado e o biofertilizante gerado neste sistema é aproveitado na horta e no pomar escolar, onde temos um espaço amplo e privilegiado para o cultivo de hortaliças e frutas.
Acima de tudo, esse trabalho objetiva conduzir aos nossos alunos a uma visão que pequenas ações podem refletir em cuidados ambientais e sociais de grande impacto futuro. Sobretudo focamos que nossa proposta entre passa as áreas do conhecimento aplicado e vivenciado com significado real prático nas ações que realizamos para preservar o meio ambiente onde vivemos. E, enquanto educadores e educandos, nos propomos a ser disseminadores de uma ideia de total coerência ao respeito que devemos ter com o nosso planeta, fazendo de nossa escola um grande laboratório de aprendizagens.
Autores: Andreia Martinazzo Braga; Luciana Machado Bertolla e Alexssandro Schmitz