A Terra Indígena Toldo Chimbangue, município de Chapecó, tem por objetivo primordial a garantia do desenvolvimento sustentável e de forma igualitária para as famílias da aldeia.
A Epagri vem trabalhando, desde o Projeto Praprem/Microbacias2 e atualmente com o SC Rural, com o objetivo de contribuir no sentido de garantir as condições de produção de alimentos limpos para o consumo familiar e possível venda de excedentes, respeitando e preservando o ambiente, protegendo e recuperando áreas com plantio de árvores nativas e frutíferas.
Em relação aos métodos propostos, por um lado o trabalho vem sendo realizado através de capacitações continuadas realizadas em grupos no Cetrec (Centro de Treinamento de Chapecó), visitas, excursões e reuniões na aldeia. Por outro lado, o trabalho acontece em parcerias com a escola Fennó, com a Unidade Sanitária e com o apoio central e imprescindível das lideranças indígenas.
Como resultados alcançados, até o momento, foram realizados cursos pautados por uma relação dialógica que considera, em primeiro lugar, o conhecimento tradicional, visando contribuir com uma preparação quanto ao plantio e aos tratos culturais, principalmente no que se refere aos produtos para alimentação diária das famílias indígenas.
Como resultado visível, já se percebe na aldeia, uma maior motivação para realização de atividades, preocupação em dar sequência às ações em suas casas, como organização/implantação de hortas caseiras, plantas medicinais e os cuidados com a água. O resultado maior que se pretende com estas ações é alcançar uma maior autonomia e segurança alimentar com a produção de alimentos seguros, respeitando a natureza.
Autora: Maristela Moratelli.