A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos criativos e comprometidos, que possam identificar problemas da realidade e solucioná-los por meio do que aprendem. A finalidade das Escolas Criativas é a de contribuir para uma educação atenta às necessidades presentes do século XXI, estimulando o desenvolvimento da consciência, de valores e da criatividade.
Em 2011 a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, iniciou o Projeto Escola Sustentável e em 2013 foi certificada como Escola Criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas, da Universidade de Barcelona. O projeto Escola Sustentável tem o objetivo de adotar práticas pedagógicas de sustentabilidade na escola, adaptando seus espaços e tempos, para criar consciência nos estudantes e famílias de que a mudança no planeta começa em cada um, em cada casa, na escola e na comunidade.
Este é um relato das experiências ecoformadoras vivenciadas no espaço escolar da EBM Visconde de Taunay,localizada em Blumenau- Santa Catarina.O projeto conta com a ação de órgãos, instituições e colaboradores parceiros da escola. O conceito de Sustentabilidade está sendo abordado na prática educativa da escola em atividades educativas, tais como: construção do Jardim Biodiverso com bancos de superadobe; aquisição de lixeiras para separação do lixo escolar. Além disso, aplicação do Projeto: “Onde você esconde seu lixo?”; construção do pátio das sensações; ajardinamento com plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais nos pátios e terreno da escola; construção de composteira e horta mandala; construção de um parque com pneus usados, para ampliar e urbanizar os espaços de lazer e aprendizagem; construção, observação e acompanhamento do minhocário; construção de jardins verticais.
O projeto Escola Sustentável tem inspirado os professores a desenvolverem subprojetos nas turmas, promovendo a sensibilização nos estudantes e respectivas famílias que a mudança no planeta começa por cada um de nós, em casa, na escola e na comunidade. Diante disto, podemos inferir que o processo pedagógico da escola vem contribuindo para a ampliação de tomada de consciência em relação às atitudes e reflexões acerca de questões que afligem a vida no planeta.
Incentivar que este projeto ultrapasse os “muros da escola” e alcance as casas dos estudantes para contribuir com uma comunidade mais sustentável, é um dos maiores desafios enfrentados pela escola. Mas, sem dúvidas, o envolvimento das crianças e adolescentes de hoje nos processos de ecoformação é fundamental para o sucesso, em longo prazo, dos esforços para a sustentabilidade.
Autores: Jeane Pitz Pukall e Roseli de Andrade.