A Escola de Educação Básica Luiz Delfino, localizada em Blumenau, promove um trabalho interdisciplinar através de projetos semestrais no Ensino Médio Inovador,onde seu corpo docente optou pelo tema sustentabilidade no primeiro semestre de 2013,com a finalidade de motivar os estudantes realizando uma Gincana, com o intuito de buscar uma melhor interação com a escola, trabalhar os temas já discutidos e novos temas dentro da temática ambiental.
Nossa proposta foi de conscientizar a comunidade escolar sobre a relação homem emeio ambiente; discutir ações sobre Sustentabilidade, motivá-los a repensar suas atitudes ambientais e também as de consumo, estimular o trabalho em grupo (despertar o espírito de equipe/liderança/união, a importância de estabelecer/fortalecer relações, incentivar a solidariedade, cuidados com o meio ambiente), a discussão e elaboração de estratégias (estabelecer metas e objetivos para o trabalho em grupo na gincana dessa forma valorizando o protagonismo juvenil).
Uma das provas realizadas nas disciplinas Biologia,Artes e Língua Portuguesa foi a arrecadação de materiais recicláveis,roupas usadas e alimentos não perecíveis (recicláveis ficaram para a escola demais itens doado para instituição de caridade), refletindo hábitos de consumo, cidadania.Em conjunto com a disciplina de Artes trabalhamos o documentário Lixo Extraordinário de Vik Muniz, onde os alunos em uma das provas fizeram a reprodução do trabalho deste artista,produzimos ainda relatório e texto sobre o tema. Outras disciplinas foram se envolvendo e elaboraram uma atividade ou prova que acontecia em um determinado momento e valendo pontos.
A sala com maior número de pontos acumulados ao longo da gincana teve como premiação surpresa uma tarde no cinema,onde puderam escolher um filme para assistir.Percebemos uma significativa mudança nos educandos quanto ao repensar suas escolhas, o descarte de resíduos em local adequado e reutilização ao máximo,um grande envolvimento e espírito de equipe se instalou inclusive com suas famílias comparecendo a escola para contribuir com a atividade.
Autores: Rose Cristiane Romualdo, Joice Vânia K. Beninca, Romi Lizete e Klann Tenfen.