Fundação Gaia - Legado Lutzenberger
Programa incorporado ao calendário educacional de Garopaba/SC conjuga esforços da Fundação Gaia, Secretaria Municipal de Educação e Projeto Ambiental Gaia Village. Criado em 2001, tem participação de todas as escolas das redes municipal (20), estadual (2) e particular de ensino (5), mais de 3.000 estudantes, 200 professores/merendeiras.
Sua gênese decorre de iniciativa da Fundação Gaia, quando em 2000, Robina McCurdy do Eathcare Education Aotearoa, promoveu curso fundamentado em princípios da permacultura, capacitando professores e merendeiras de Garopaba. Este método participativo reúne a comunidade escolar na criação, execução e manutenção de um design ecológico para o pátio escolar, potencializando-o como instrumento de aprendizagem, integração e disseminação de boas práticas na comunidade. O
esforço de sensibilização, capacitação e o estímulo às práticas cotidianas é continuo através da promoção de cursos, seminários e oficinas que trazem a luz do debate temas como: ser humano - agente de transformação; a crise ambiental; ecologia interna; educação ambiental crítica; envolvimento comunitário; eco-alfabetização e pedagogia da cooperação. Desde 2007 o Programa incrementa canais de participação da comunidade incorporando ferramenta metodológica de criação de moeda solidaria “ECCO” e “Empório Virtual” de bens e serviços que estimula a cultura do voluntariado.
O resultado dos projetos é apresentado em novembro, quando escolas e parceiros mostram seus trabalhos para a comunidade, através de stands e apresentações artísticas. O esforço se estende do individual ao coletivo: a comunidade deve estar engajada para que se atinja a sustentabilidade.
Para mais informações acesse: www.gaianarede.blogspot.com