Os Grupos de Trabalho de Educação Ambiental são instrumentos legítimos para a implantação da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental no estado de Santa Catarina, tendo sido criados pela resolução 001/2009 e o decreto 3.499 de 15/09/2009, vinculados à CIEA/SC.
O GTEA da Região Hidrográfica RH-07 é um órgão colegiado consultivo e deliberativo que tem entre suas finalidades identificar, analisar e propor ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental, com base no Programa Estadual de Educação Ambiental - ProEEa/SC.
É composto de instituições do poder público, instituições de ensino e organizações não-governamentais, com atuação nas Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú. Após sua formação no curso promovido pela CIEA/SC em abril de 2009, as reuniões passaram a ser bimestrais e itinerantes nos municípios participantes. A coordenação hoje é exercida pela FAMAI.
O principal foco dos encontros tem sido a formação interna sobre/em/para EA, a socialização de eventos, projetos e experiências, a discussão sobre políticas públicas e a vivência de experiências socioeducativas nos diferentes municípios visitados. Essa história foi publicada no livro “Política de Águas e Educação Ambiental: processos dialógicos e formativos em planejamento e gestão de Recursos Hídricos”, do Ministério do Meio Ambiente, 3ª edição, 2013, no artigo “O caminhar de um grupo de Educação Ambiental na região hidrográfica 07 - Bacia do Itajaí/SC”. Participou dos Encontros Catarinenses de EA, sendo que em 2014 realizou uma oficina e aprovou moção para a CIEA/SC, cobrando ações para implantação efetiva do ProEEA/SC.
Fazem parte do GTEA da RH-07 Famai, Fuman, Faema, Fundema, Univali, Acaprena, Academa, Prefeitura de Brusque, Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Indaial, Epagri, IFC/Camboriú, IFSC/Itajaí.