O projeto “Saboreando saberes: horta na escola” realizado pela Epagri e Escola de Educação Básica Ouro Verde do município de Guaraciaba visa apresentar aos alunos novas perspectivas que melhorem a qualidade de vida da família a partir da produção para auto-consumo, iniciando a prática na horta escolar e estendendo-se às hortas de suas casas. Aprender novas e tradicionais técnicas de cultivo configuram-se como o pilar desta proposta que visa também valorizar a profissão dos pais e o amor à terra.
Como parte do projeto há a produção das mudas, o transplante e demais tratos culturais realizados pelos alunos no contra turno escolar e a produção, tanto de mudas quanto de hortaliças, é distribuída entre todos. Também complementa esta ação a separação de todos os resíduos produzidos na escola, onde os resíduos orgânicos, entendidos como fonte natural de nutrientes, são transformados em adubo e chorume nos decompositores de materiais orgânicos e distribuídos na horta e jardim.
Produzir o próprio alimento saudável e orgânico permitiu aos estudantes, sobretudo aos mais jovens, o interesse em estender esta prática para suas casas. Da mesma forma, as crianças e adolescentes conscientizaram-se sobre a importância da qualidade dos alimentos que consumimos, percebendo que qualidade não precisa ser comprada, mas pode ser produzida com simplicidade, carinho e com a preocupação com a produção e consumo de alimentos “limpos”, que respeitem a dinâmica natural do ambiente.