A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB) é um programa de extensão, criado em 1999, para implementar ações de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária.A ITCP/FURB atua com uma equipe interdisciplinar (docentes e discentes), visando socializar o conhecimento junto aos setores excluídos do mundo do trabalho.
Este programa tem como objetivo fortalecer e ampliar a Economia Solidária em Blumenau e região permitindo aos trabalhadores de diversos segmentos produtivos, em situação de vulnerabilidade social, uma alternativa de trabalho e de geração de renda, dignos e solidários, mediante a incubação de 14 grupos, totalizando 284 pessoas atendidas diretamente. A realização de um curso de Capacitação em Economia Solidária e Cooperativismo define o início do processo de incubação, o qual é considerado um processo gradativo, composto por vários outros momentos, entre eles: diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação.
A metodologia está baseada em quatro momentos distintos mas que são integrados entre si, constituídos por: mobilização, capacitação, organização, gestão e sustentabilidade. A assessoria é formada por quatro áreas, que acontecem de acordo com a necessidade de cada grupo e que são: jurídica, econômica, psicossocial e tecnológica. A incubação é de extrema relevância, pois preconiza a geração de trabalho e renda, se constituindo numa importante ferramenta diante da crescente desigualdade social. Este processo garante à extensão universitária tanto a utilização dos conhecimentos acadêmicos como também permite à universidade, a partir dos desafios postos pela sociedade, rever sua postura epistemológica, metodológica e ético-política