Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm
Nossa experiência tão singular e tão rica traz em sua memória um passado cheio de experiências, que nos garante possuir uma significação histórica na educação. Nossa Escola, há alguns anos convive com as boas práticas da Educação Integral. Desde o ano de 2011, quando o programa Mais Educação foi implantado em nossa escola. Por se tratar de uma forma de trabalho muito semelhante à adotada em nossa instituição de ensino, que já havia adotado esta modalidade de ensino através do Projeto de Educação Ambiental e Alimentar – AMBIAL no ano de 2005. A Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm em 2005 era o retrato de muitas escolas públicas do Brasil, inserida em um bairro considerado zona de risco social, localizada no município de Videira, Santa Catarina. Num primeiro momento, podemos observar através de um diagnóstico socioambiental que todo ambiente escolar estava depredado: vidros quebrados, lixo nos espaços de jardim, ausência de materiais pedagógicos. Enfim, o descaso com a educação era constante, a comunidade estava desacreditada e despejava na escola toda a sua insatisfação. Um número significativo de alunos estava em situações de risco ou já pertencendo ao mundo das drogas e de pequenos delitos, com aprendizagem insignificante e a formação dos valores ético-ambientais comprometidos.
Visando modificar a maneira de pensar e agir da comunidade frente a esta situação e tornando o aluno protagonista de suas ações para transformar a realidade física e social, foi implantado o Projeto AMBIAL – Educação Ambiental e Alimentar atendendo os alunos em tempo integral, numa tentativa de minimizar o processo de exclusão social de nossos educandos e comunidade em geral.
Este projeto realiza ações educacionais interdisciplinares transformando as relações entre o ser humano e a natureza, tendo como objetivo desenvolver trabalhos e atividades educativas visando à promoção de hábitos alimentares saudáveis e cuidados com o meio ambiente. Além de alertar a comunidade para que modifique sua forma de conviver com o meio ambiente, proporciona a vivência desses conhecimentos, através de oficinas que ministram técnicas de reaproveitamento dos recursos naturais. Desenvolvem-se atividades que despertam a importância Da qualidade de vida e ajudam a forjar a consciência coletiva da sociedade sustentável. A inserção do aluno no projeto é optativa e as atividades curriculares são efetuadas em turno inverso ao Ensino Regular, o mesmo permanece em período integral Na escola. As atividades educativas são baseadas em quatro eixos: Iniciação à Pesquisa Científica; Arte e Cultura Regional; Linguagem e Esportes.
Em todos estes anos com os Programas Mais Educação e Projeto AMBIAL em nossa escola procuramos desenvolver em nossos educandos a capacidade de socializar conhecimentos adquiridos. A importância deste trabalho reside em que a Educação Integral para nossos alunos oportuniza um mundo de vivências diferenciadas, onde o sentimento de pertencimento a uma sociedade digna, torna-se parte integrante da sua personalidade. O que nos resta, como educadores, é conduzi-los neste processo, mediando, orientando, para que através do diálogo, dos valores ensinados enquanto estiverem conosco, possamos continuar lutando por uma educação de qualidade e por um mundo mais justo e sustentável.