Para que a população se conscientize, projetos e parcerias foram implantadas no município, o que resultou no total de 55 mil mudas plantadas por toda região carbonífera. As estratégias para o recebimento das mudas para o plantio e doações são algumas das iniciativas da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), que tem a função de evitar danos ambientais e a má qualidade de vida da população.
As mudas de plantas são produzidas no Horto Florestal Municipal, onde é realizado o cultivo de flores e espécies nativas para o embelezamento da cidade. “O meio ambiente é de todos. As pessoas fazem parte dele e, por isso, é fundamental que ajudem a cuidar e estejam junto à Famcri nessa luta”, diz a presidente da Famcri.
Como forma de receber as mudas, existe o pagamento de medidas compensatórias. Elas se aplicam àqueles que cometeram autos de infração ambiental e que, além de pagarem a multa, doam as mudas para compensar o crime ambiental. Para o plantio também existem parcerias com instituições. Além disso, a rede municipal de ensino de Criciúma participa de projetos de educação ambiental, que desenvolvem oficinas de plantio com as crianças dos 4ºs anos.
A Famcri também realiza a adoção de praças, em que aqueles que adotam ficam responsáveis pela limpeza e preservação do ambiente e como forma de recompensa, adquirem o direito de veicular publicidade.