A Escola Municipal Adolpho Bartsch, em Pirabeiraba, distrito de Joinville, em Santa Catarina, se tornou autossustentável em energia, por meio do Programa Escola Sustentável, do Instituto General Motors. A escola já é destaque nacional pela qualidade da educação oferecida, que a classifica como a melhor do Sul do Brasil, segundo o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) realizado em 2017.
Ao todo, 103 painéis para captação da irradiação solar foram instalados, que cobriram 281 metros quadrados do telhado da unidade e vão produzir a energia necessária para o funcionamento da escola ser independente da rede de distribuição elétrica.
O sistema também é fundamental para o ganho ambiental. Quase duas toneladas e meia de dióxido de carbono deixaram de ser lançadas na atmosfera desde a instalação, no dia 27 de setembro. Isso é o equivalente à poluição de um automóvel por um semestre. “Graças a esta pareceria, estamos fazendo a diferença quanto instituição de ensino. Que mais empresas e instituições tenham iniciativas extremamente positivas como estas. Que sejam multiplicadas estas ações nas diferentes comunidades dessa nossa linda cidade”, destacou o diretor da EM.
Segundo o presidente do Rotary Club Joinville Manchester, o projeto, além de ser um presente para o clube, também presenteia e enaltece o trabalho desenvolvido na escola. “É um reconhecimento para todo o corpo docente e funcionários que direta e indiretamente contribuem para que a nota 9,2 do Ideb seja uma constante e se mantenha nesses patamares, como a melhor escola do Brasil”, completou.