Relatórios da prefeitura e da Casan apontam que 53,2% das ligações de esgoto locais contêm algum tipo de irregularidade. Com o lançamento do projeto, 10 equipes de fiscais, coordenadas por um engenheiro e assistentes sociais, a expectativa é reduzir parte desses índices dentro do prazo de execução do contrato, de oito meses.
O “Trato pelo Capivari” será liderado pela Casan, mas coordenado por uma empresa que será escolhida através de uma licitação. Com o projeto serão realizados serviços de fiscalização e diagnóstico de ligações de esgoto em imóveis localizados nos Ingleses.
A ação também irá trabalhar a educação e conscientização ambiental. Serão feitas ações junto a moradores do bairro em ruas, praia, creches e escolas, entidades de classe e associações, bares, restaurantes, baladas e em outros pontos.
O projeto também contará com uma equipe exclusiva para fiscalização. Serão 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.
O Trato pelo Capivari é uma ação complementar ao SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) que está em execução nos Ingleses, e que deve entrar em operação ainda em 2020. A a obra já está com mais de 80% da rede implantada e a Estação de Tratamento de Esgoto em construção.