Promover o encontro de uma baleia-franca e uma semente de pinhão para que se conheçam melhor, é tarefa para o escritor Frederico Manica que, por meio de sua literatura infanto-juvenil e de seus personagens símbolos da serra e do mar, apresenta este movimento de aproximação, de troca e de destinos que se cruzam e compartilham experiências gerando integração, prosperidade e desenvolvimento das duas regiões.
O evento estava na programação da 2ª Feira do Livro de Imbituba. Que foi aberto ao público e voltado para as turmas de alunos do 3º, 4º e 5° ano do Ensino Fundamental do município.
“Santa Catarina. Ilha. Mar. Montanha. Fragmentamos nossa pujante natureza em recantos ou integramos belezas? ”, reflete o autor enquanto reverencia os tesouros, encantos e essa natureza paradisíaca que emana de tantas vertentes, a serra e o mar.
O escritor, que há cinco anos lançou “Amigante, a amiga gigante”, retratando sua admiração pela orla e o berçário da baleia-franca em Imbituba, acaba de lançar na serra catarinense seu novo livro que complementa sua visão de integração cultural através da contemplação da natureza e da literatura, “Pinhão, o soldadinho topetudo”, que nasceu em Urubici e vai ao encontro da Amigante, baleia-franca, que nasceu na belíssima praia de Ibiraquera, em Imbituba.
Entre tantas atrações de lançamentos, histórias contadas, rodas de conversas, palestras, oficinas, exposições, escritores, livros, estavam "Pinhão" e a baleia "Amigante", personagens litorâneos e serranos. Um grande encontro para reverenciar as duas regiões e contar um ao outro os melhores motivos para se aproximarem e seguirem juntos.