Embaixo de uma árvore, em uma “sala de aula” diferente, os alunos escutam curiosa e atentamente a explicação da professora sobre a natureza, as plantas e a importância delas para os animais. A cena se repete semanalmente no Horto Florestal de Brusque, onde ocorrem visitas do “Viveiro Educador”.
O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Educação com o Horto. A coordenadora da iniciativa, explica que as visitas são feitas com os alunos do terceiro ano da rede municipal de ensino. Os estudantes visitam o Horto Florestal uma vez por ano. “A visita é programada para coincidir com o conteúdo da sala de aula”, esclarece a coordenadora que também é professora e bióloga.
A grade curricular de ciências do terceiro ano do ensino fundamental aborda conteúdos relativos a plantas e solo. Uma matéria que é fundamental para a vida precisa ser aprendida e é para isso que o projeto foi criado, pois as crianças assimilam melhor o conhecimento colocando em prática.
Depois da palestra embaixo da árvore, os alunos visitam o horto e conhecem todo o processo – desde a germinação das sementes até as mudas já plantadas. O horto produz mais de 15 mil mudas por mês, que são utilizadas no paisagismo da cidade e distribuídas para escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
No final, os estudantes percorrem uma pequena trilha e em seguida é a hora de criar: eles aprendem a produzir tintas naturalmente, com sementes e frutas. Os alunos fazem pinturas que posteriormente são expostas nas escolas, como uma continuidade do projeto.