Com a busca incansável pela saúde e o aumento na liberação do uso de defensivos agrícolas no país, está em alta o hábito de consumo baseado em frutas, verduras e hortifrútis livres de agrotóxicos. O aumento no número de resíduos tem deixado os consumidores cada vez mais expostos aos riscos causados por essas substâncias, de acordo com o médico da Ciatox.
Trabalhadores rurais do Estado que optam pela produção orgânica hoje, recebem apoio do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), reconhecido como Entidade de Utilidade Pública pelo governo do Estado de Santa Catarina. A Cepagro integra a Rede Ecovida de Agroecologia, formada por agricultores, organizações de apoio, agroindústrias e cooperativas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Na Cepagro, os agricultores recebem assessoria, suporte técnico e orientação para viabilizar a produção orgânica. Existem linhas de financiamento específicas para produtores orgânicos obtidas diretamente nos agentes financeiros.
Também é por meio da Cepagro que os produtores conseguem certificar as propriedades, uma garantia aos consumidores de que produtos são cultivados sem o risco de contaminação por agrotóxico, conforme o técnico agrônomo.O certificado é reconhecido pelos órgãos de fiscalização do Ministério da Agricultura, por meio da lei 10.831, que regulamenta a produção, o processamento, a rotulagem e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil.
Em Florianópolis, atualmente, existem pelo menos cinco feiras de orgânicos ligadas à Rede Ecovida. A representante da entidade, explica que outra modalidade que está crescendo muito é da entrega de cestas a domicílio e a da comunidade que paga um valor mensal e ajuda a sustentar a produção, o que permite uma aproximação do agricultor com o consumidor.
Calendário das feiras de orgânicos de agricultores da Ecovida em Florianópolis
Segunda-feira - Noite – Campeche (Espaço Tipiti)
Quarta-feira – Manhã – UFSC (Igreja)
Sexta-feira – Manhã – UFSC (Ciências Agrárias)
Sábado – Manhã - Lagoa da Conceição (pracinha principal)
Sábado - Manhã - Campeche (Pequeno Príncipe)
https://www.nsctotal.com.br/noticias/florianopolis-tem-pelo-menos-cinco-feiras-semanais-de-organicos