A equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) de Florianópolis, realizou a reabilitação e soltura de uma ave oceânica pouco vista no estado. O petrel-gigante-do-Norte foi encontrado por um morador na praia de Jurerê Internacional, e foi solto na última semana.
Segundo a equipe, este foi o primeiro registro de uma ave desta espécie atendido pela R3. O bicho, um macho adulto, apresentava desidratação, alterações respiratórias, atrofia muscular em articulações dos membros pélvicos e estava hipertérmico. Além disso, também foi constatado a presença de ectoparasitas no corpo do petrel.
Antes de ser solta, a ave recebeu um anel de identificação fornecida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), órgão de conservação de aves silvestres ligado ao ICMBio. Segundo os membros da R3 Animal, o petrel-gigante-do-Norte é uma ave Procellariiforme encontrada no hemisfério Sul e em toda região circumpolar da Antártica.
Ainda de acordo com a equipe, o animal foi resgatado após um chamado feito pelo telefone 0800 642 3341. Em casos de animais marinhos encontrados mortos ou machucados em praias, é necessário acionar os profissionais pelo telefone.