O Museu inaugurado recentemente em Florianópolis, conta com um acervo de peças marinhas raras. O local está voltado para a educação, cultura e turismo da Ilha de Santa Catarina, cedido por meio de um acordo entre o Ministério Público Federal e o ICMBio com o Instituto Noah e o Instituto Cultural Soto.
O local está preparado para receber grupos de estudantes do ensino fundamental à universitários, com salas de aula e visitas guiadas por profissionais para explicar cada detalhe exposto, além da relação ecológica entre o homem e o meio-ambiente.
"O museu praticamente é de peças raras. Nós destacamos justamente aquelas espécies que estão ameaçadas, algumas até criticamente ameaçadas. Por exemplo, os dois golfinhos que são os dois menores do Brasil e destacamos a toninha, uma espécie que os estatísticos estimam que vai ser extinta ainda nesse século se medidas de conservação rigorosas não forem adotadas", explica o curador-geral do museu, Jules Souto.
O acervo do museu conta com peças paleontológicas, arqueológicas e históricas de todos os períodos da humanidade, algumas de até 12 mil anos de existência.
"Temos as cinco espécies de tartarugas marinhas representadas, e o destaque vai para a tartaruga-de-pente, e a tartaruga-de-couro, que é a maior de todas as tartarugas. Inclusive nós tivemos alguns registros de encalhe na semana passada, no Sul do estado. Estima-se que no ano de 2050 a tartaruga-de-couro entre num processo de extinção irreversível se não forem tomadas medidas", explica Jules.
A ideia do museu é conscientizar os visitantes sobre a necessidade de preservação da vida marinha e ensinar maneiras de não poluir e colaborar com o meio-ambiente para que, desta forma, diminua o número de animais que correm risco de extinção e cresça a longevidade e qualidade nos mares.
Outros itens que chamam a atenção são os animais invertebrados como os corais de profundidade, encontrados entre 800 e 900 metros do fundo do mar. De acordo com profissionais do museu, esses itens são foco de interesse no mundo todo.
O museu está localizado anexo ao Floripa Shopping, na SC-401, número 3116. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, entre às 14h e 18h, e a entrada é gratuita.