O animal um lobo-marinho-do-Sul foi resgatado em agosto deste ano na praia de Moçambique. Ele estava desidratado e com cortes profundos em uma das nadadeiras e nas costas.
Com os ferimentos cicatrizados e novamente bem de saúde, o animal foi levado em uma embarcação para o alto-mar, perto da Ilha Xavier, ainda em Florianópolis. A soltura foi realizada pela equipe da R3 Animal, entidade responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos na capital, que também cuidou do bichinho neste período.
O lobo-marinho-do-Sul é uma espécie de pinípede. Durante o outono/inverno, é comum avistar esses animais nas praias catarinenses. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e na Argentina e migram para águas mais quentes em busca de alimento.
Na maioria das vezes, após nadarem longas distâncias, os animais procuram costões rochosos e a faixa de areia para descansar. Ao avistar um animal destes, a orientação é ligar para o número 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá avaliar o estado de saúde. Procure manter distância, não alimente o animal e nem o force a entrar na água. Mantenha os animais domésticos longe, pois os lobos-marinhos são animais selvagens e podem ser agressivos ao se sentirem acuados.