Na manhã do dia 30 de agosto, a ação de compromisso social e ambiental da Prefeitura de Guarapuava foi premiada durante o Fórum de Gestão Sustentável, que ocorreu na Fiesc, em Florianópolis. Durante o evento, ocorreu a entrega do Prêmio Expressão de Ecologia 2019, onde o projeto Semeando Saberes, da Secretaria de Meio Ambiente, foi vencedor na categoria Educação Ambiental.
Participando pela primeira vez do Prêmio, Semeando Saberes foi um dos 24 escolhidos entre 113 empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul do Brasil. “É um reconhecimento merecido a um projeto que transformou a relação entre meio ambiente e agricultura para diversas famílias guarapuavanas. Uma iniciativa de trabalho limpo, com geração de emprego, renda e sustentabilidade”, avaliou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo.
O projeto formou 166 agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar para serem referências na transformação da realidade de suas comunidades, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais.
Os beneficiários foram alunos de comunidades rurais de Guarapuava selecionados pela equipe técnica para participarem do curso de formação, onde foram abordados temas como princípios da agroecologia, sistemas agroflorestais e práticas produtivas sustentáveis. O objetivo do projeto foi envolver e garantir a permanência de jovens no campo com uma participação mais ativa em busca da transformação socioambiental no meio rural.
O projeto Semeando Saberes envolveu famílias do Assentamentos da Reforma Agrária (Rosa, Europa, XIII de Novembro, Paiol de Telhas, Nova Geração) e uma comunidade Quilombola (Invernada Paiol de Telhas) que hoje, dois anos após a conclusão do projeto, são multiplicadores e semeadores dos saberes em suas famílias e comunidades.