A primeira reunião para elaboração do Plano de Contingência do Parque Florestal da Serra do Tabuleiro, realizada ontem (1º), para alinhar os trabalhos que serão realizadas nas áreas de prevenção e preparação.
Na primeira fase será feito um diagnóstico da atual situação do Parque e dos recursos disponibilizados pelas entidades. Serão levantados os riscos, áreas mais vulneráveis e os meios existentes para educação ambiental e combate ao fogo.
Participaram do encontro representantes da Prefeitura Municipal de Palhoça, IMA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Defesa Civil de Santa Catarina. O encontro foi realizado no CIGERD em Florianópolis. O Grupo de Trabalho fará reuniões a cada 15 dias até a conclusão do Plano de Contingência.
Em paralelo serão levantados os projetos educacionais com foco nas comunidades no entorno da unidade de preservação para conscientizar a população sobre os perigos de queimadas, reduzir os riscos e ampliar o monitoramento da área com o apoio dos moradores.
https://ndmais.com.br/noticias/defesa-civil-discute-acoes-para-parque-da-serra-do-tabuleiro/