O evento foi adiado no dia 21 de setembro por causa do mau tempo e adiada para dia 28 (sábado). Está mantida a programação inicial, em que o comitê gestor fara a limpeza em sete pontos da cidade: Lagoa do Quinca Ludo e Praias Alegre, do Quilombo, Trapiche, do Cascalho, da Paciência e Vermelha, todas em Penha. A Praia Grande promove evento do gênero no dia 29 de setembro, simultaneamente ao Campeonato de Surfe que ocorrerá e estas ações farão parte da Semana Mares Limpos 2019.
A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos e eliminar micro plásticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. A ação integra as celebrações do 21 de setembro, dia internacional da limpeza de oceanos.
A metodologia de coleta de dados foi elaborada pela ONU Meio Ambiente, promotora da campanha, que enfatiza que do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado. Pelo menos 51 trilhões de partículas de micro plástico já estão em nossos oceanos, 500 vezes mais que o número de estrelas em nossa galáxia. Se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes.
O comitê gestor da Orla de Penha convida a todos os moradores da região e frequentadores para às 9h, se unir a esse esforço para manter o lixo longe dos mares. A participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar os resíduos corretamente.