Uma baleia-minke-anã foi encontrada morta na praia de Jurerê, em Florianópolis, informou a Associação R3 Animal, que faz o resgate dos animais marinhos na região. O mamífero estava encalhado. O exame cadavérico feito na baleia indicou que a morte pode ter sido causada por trauma.
O mamífero, da espécie Balaenoptera acutorostrata, foi levado pela equipe da R3 Animal ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. Pessoas que passavam pelo local avisaram a organização.
A presidente da R3 Animal, médica-veterinária, afirmou que a carcaça estava em avançado estado de decomposição. Porém, foi possível observar que havia hematomas na região da cabeça e tórax da baleia, provavelmente causada por uma colisão.
O animal, um macho jovem de 2,77 metros de comprimento, terá o corpo preservado. Ele fará parte do acervo de esqueletos e réplicas de animais marinhos expostos no Espaço Mar Aberto, usado na educação ambiental pela R3 Animal de Florianópolis, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Essa espécie de baleia pode atingir oito metros de comprimento e pesar 6,5 toneladas. Ela se alimenta principalmente de animais chamados krill, semelhantes ao camarão, e de pequenos peixes.
A R3 Animal orienta que quem encontrar um animal marinho enfraquecido ou morto na praia ligue para 0800-642-3341.