Cerca de 200 voluntários da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) retiraram 1,2 toneladas de lixo do canto direito da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, no Norte catarinense, neste domingo dia 8. As ações foram feitas no fundo do mar, na areia e no costão. Desde o início do projeto Limpeza dos Mares, em 2014, 100.200 toneladas de resíduos já foram recolhidas em praias de Santa Catarina. O projeto contou com o apoio da Prefeitura de Governador Celso Ramos, Escola de Meio Ambiente da cidade, Capitania dos Portos de Santa Catarina e Polícia Militar Ambiental.
Na ação os voluntários encontraram bitucas de cigarros, garrafas pet e de vidro, redes de pesca e até churrasqueira e porta de geladeira. Também foram encontradas carcaças de animais, um pinguim e duas tartarugas mortas, sendo que uma estava com uma corda amarrada no pescoço.
A ação contou com a ajuda de 30 mergulhadores profissionais, todos voluntários e duas embarcações. O projeto fornece o material necessário para os participantes, como luvas e sacos de lixo.
"Nós catalogamos todo o lixo recolhido para saber de onde está vindo. Retiramos algumas mostras para palestras em escolas, destinamos o que serve para a reciclagem e o restante descartamos de forma correta", diz o presidente da Acatmar.
O projeto é realizado de seis a sete vezes por ano, em diferentes praias do estado. Os municípios podem entrar em contato com a associação e solicitar a limpeza. Os interessados em participar das ações podem se inscrever pelo site. No caso dos voluntários a mergulhadores é obrigatório ligar para os telefones (48) 3266-1137 ou (48) 99933-0062, para fazer a inscrição e passar medidas para roupa de mergulho.