Fez uma reforma ou uma obra em casa e sobrou material de construção? Você pode destinar para o projeto Rever-Banco Social de Materiais de Construção, um aplicativo desenvolvido para receber essas doações e encaminhar para uma população previamente cadastrada. O projeto piloto foi lançado pela Prefeitura de Içara e será gerido pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda.
O Rever nasceu após uma visita da presidente do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas, e da secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, aos Bancos Sociais, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. A doação será realizada de cidadão para cidadão. Caso alguém possua na residência algum material de construção leve, deve realizar o cadastro no aplicativo, lançando o que deseja doar, e em seguida a Secretaria de Assistência Social coleta o material na residência.
O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Appso, startup de Içara. "Nossa missão casou muito bem com o produto, já que o conceito remete a rever nossas atitudes, nossas ações e nossa relação com o meio ambiente(...)”, explicou o coordenador administrativo e comercial da empresa.
O que pode ser doado: Fechaduras, telhas, pregos, parafusos, cimento, argamassa, tintas, materiais elétricos, pisos, azulejos, portas, janelas, esquadrias, torneiras, chuveiro, tubos, conexões e madeiras. Os cidadãos que não tem cadastro prévio na Secretaria de Assistência Social, também podem baixar o aplicativo, mas devem em seguida efetivar seus cadastros diretamente na sede do órgão, na Rua Donato Valvassori, 667, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.