No dia 29 de julho, a população mundial acabou com toda a cota de recursos naturais disponíveis para 2019. Isso significa que o “orçamento ambiental" do ano se esgotou com cinco meses de antecedência, diminuindo a capacidade da natureza de se regenerar de forma sustentável em elementos como madeira, água, solo fértil e fauna. Com o objetivo de tentar reverter esse cenário, a Global Footprint Network iniciou um movimento mundial de conscientização, o Earth Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra).
No Brasil, o Zoo Pomerode foi a única instituição a aderir à mobilização. O zoológico planejou junto com alunos do curso de ciências biológicas da Furb atividades de conscientização para sensibilizar o público sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.
Para chamar a atenção de quem estava no local, a iniciativa utilizou pegadas de alguns animais da fauna brasileira ameaçados de extinção. As marcas no chão formaram um caminho que levava o visitante a descobrir quem tem a maior pegada, por meio de vídeos e painéis explicativos, revelava que a espécie que deixa a maior pegada ambiental são os seres humanos.
https://ocp.news/geral/zoo-pomerode-acao-com-alunos-da-furb-incentiva-protecao-do-meio-ambiente