No dia 28 de julho, o primeiro sobrevoo da temporada 2019 do Programa de Monitoramento das Baleias-francas avistou 15 baleias. Foram registrados 6 fêmeas com filhote e 3 adultos na região de Imbituba e Laguna, o sobrevoo percorreu toda a APA da Baleia Franca, os próximos sobrevoos estão marcados para setembro, pico de avistagem da espécie, e em novembro no fim da temporada.
O objetivo da ação é o monitoramento dos mamíferos marinhos que visitam a região da APA da Baleia Franca, para fazer o censo da população, determinar a sua distribuição espacial e realizar a foto-identificação dos indivíduos através das calosidades únicas que cada animal possui sobre a cabeça.
As 6 fêmeas com filhotes foram catalogadas em outras temporadas, segundo o Instituto Australis, 3 adultos avistados no início de julho foram registrados com filhotes. Comparado aos dados obtidos desde o início do monitoramento do Porto de Imbituba, os registros deste sobrevoo ficaram abaixo da média de avistagens.
Além dos três sobrevoos, o monitoramento terrestre ocorre diariamente, em dois pontos de observação, nas enseadas das praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba. O tempo de observação padrão é de seis horas diárias, divididas em dois turnos, podendo variar de acordo com a quantidade de horas/luz, condições climáticas e as movimentações dos navios.