A ampliação do monitoramento da água para todos os municípios catarinenses foi aprovada pelo Conselho Consultivo do CCO. O MPSC pretende ampliar o monitoramento da água tratada para consumo humano aos 295 municípios de Santa Catarina, em 2020. O anúncio foi feito pelo coordenador dos Centros de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC, no dia 19 de julho, ao abrir a segunda reunião do GT Água.
O GT Água conta com a participação de representantes de 30 organizações públicas e concessionárias de sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto e foi constituído pelo MPSC em abril de 2019, por intermédio dos Centros de Apoio Operacional do Consumidor e do Meio Ambiente.
Nas análises anuais feitas a pedido do MPSC, custeadas com recursos do FRBL, foram pesquisados 204 ingredientes ativos e encontrados resíduos não contemplados na regulação vigente no Brasil, além de sete agrotóxicos já banidos de uso na agricultura pela União Europeia em decorrência dos seus riscos à saúde humana.
No contexto que envolve a proteção dos recursos hídricos e dos mananciais de captação de água, na reunião ficou definida a criação de cinco subgrupos de atuação específicas; regulação, fiscalização, sistemas de informação, educação ambiental e diagnóstico das áreas, que serão abordados agora em encontros específicos a convite do CCO com a colaboração do CME.